Pesquisas sobre a atual reforma do ensino médio no Brasil
Palavras-chave:
Reforma, Ensino Médio, RevogaçãoResumo
Este artigo apresenta estado conhecimento sobre a atual reforma do ensino médio no Brasil (Lei nº 13.415/2017). Trata de um estudo qualitativo, com mapeamento de pesquisas publicadas no recorte 2017-2021, na BDTD e no portal de Periódicos da CAPES. Destaca, ainda, o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, como sistemática de atender o cronograma da implementação do Novo Ensino Médio. Aponta movimentos para revogação da reforma em pauta. Os resultados consideram formato autoritário/antidemocrático da reforma, acentuando a dualidade e fragilidades do ensino médio; os debates, pesquisas, se articulam na defesa de uma educação básica democrática que contemple as juventudes brasileiras
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. PNE, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os cotidianos das escolas: relações possíveis? In: AGUIAR, Márcia Angela da S. DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018. Páginas 44-48. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf Acesso em: julho de 2022.
BALL, Stephen J. MAGUIRE, Meg. BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas? Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. Tradução de Janete Bridon.
BRASIL. Medida provisória nº 746, DE 22 de setembro de 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm Acesso em: Agosto de 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: agosto de 2021.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: agosto de 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Edição de 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf Acesso em: agosto de 2021.
CARTA ABERTA PELA REVOGAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017). 2022. Disponível em: https://anped.org.br/news/carta-aberta-pela-revogacao-da-reforma-do-ensino-medio-lei-134152017 Acesso em: Maio de 2023.
COSTA, Marilda de Oliveira. SILVA, Leonardo Almeida da. Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional. Revista Brasileira de Educação - v. 24 e240047, 2019. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html Acesso em: Junho de 2022.
FERREIRA, Luan Cardozo. Educação™: discussões sobre o “Novo Ensino Médio” do Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 8, n. 2, p. 254-270, mai./ago. 2019. ISSN 2238-8346. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/50356 Acesso em: Junho de 2022.
LOPES, Alice Casimiro. MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: Faperj.
LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963 Acesso em: Junho de 2022.
MELLO, Fábio Machado. A Reforma do Ensino Médio: (des)caminhos da Educação Brasileira. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação. RS, 2021. 109 p. Disponível em: http://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSM_3b0191b4029565218b775ec82158660a Acesso em: Maio de 2022.
MOROSINI, M.; FERNANDES, C. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399 Acesso em: Outubro de 2022.
MONTALVÃO, Sérgio de Sousa. Gustavo Capanema e o Ensino Secundário no Brasil: a Invenção de um Legado. Revista História da Educação (Online), 2021, v. 25: e108349. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/108349. Disponível: https://www.scielo.br/j/heduc/a/Y9mMQd66DF8Gdr8NpwRbBhB/?format=pdf&lang=pt Acesso em: Janeiro de 2023.
MUCH, Liane Nair. Desafios e possibilidades para a implementação do novo ensino médio em escolas públicas da região de Santa Maria/RS. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação. RS, 2021. 284 p. Disponível em: http://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSM_521c44841d632e2fcccbae205196d896 Acesso em: Maio de 2022.
PINTO, Samilla Nayara dos Santos. MELO, Savana Diniz Gomes. Mudanças Nas Políticas Curriculares do Ensino Médio no Brasil: Repercussões da BNCCEM no Currículo Mineiro. EDUR • Educação em Revista. 2021; v – 37. e34196. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469834196. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html Acesso em: Junho de 2022.
SAMPIERI, Roberto Hernández. COLLADO, Carlos Fernández. LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Tradução: MORAES, Daisy Vaz de. Revisão técnica: GARCIA, Ana Gracinda Queluz. SILVA, Dirceu da. JÚLIO, Marcos. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; REIS, Rosimeire. Ensino Médio em Reformas: trabalho, políticas, cotidiano. Curitiba: CRV, 2012.
SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. OLIVEIRA, Márcia Betânia. de. Políticas curriculares no ensino médio: Ressignificações no contexto escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 497-513, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/santos-oliveira.pdf Acesso em: Agosto de 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. 14. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
SILVA, Bruna Tafarel. Os Itinerários Formativos no Ensino Médio: Um estudo no município de Santa Maria/RS. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Naturais e Exatas. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, 2021. 118 p. Disponível em: http://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSM_fa2bec6e2859f19f743d152919d97177 Acesso em: Maio de 2022.
SILVA, Francely Priscila Costa e. A reforma do Ensino Médio no governo Michel Temer (2016 – 2018). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Belo Horizonte, 2019. 114 f. Disponível em: http://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMG_a1f1dbeb4841351f1dd9cb1b555fc989 Acesso em: Maio de 2022.
SILVA, Marco Antônio Morgado da. DANZA, Hanna Cebel. Projeto de Vida e Identidade: articulações e implicações para a educação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/YHwg8FxLkwcb7gGSc7QQKKg/?lang=pt Acesso em: Junho de 2022.
SILVA, Mônica Ribeiro da. Reforma ou Revogação: Que fazer com o “Novo Ensino Médio”? 07/03/2023 Disponível em: https://www.anped.org.br/news/reforma-ou-revogacao-que-fazer-com-o-novo-ensino-medio-por-monica-ribeiro-da-silva-ufpr Acesso em: Maio de 2023
TEIXEIRA, Aleluia Heringer Lisboa. Tudo como dantes no quartel de Abrantes. A reforma do ensino médio. In: BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. STEIDEL, Rejane. (Orgs.). O Novo Ensino Médio: desafios e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018. Páginas 17-36.
ZANK, Debora Cristine Trindade. Base Nacional Comum Curricular e o “Novo” Ensino Médio: Análise a partir dos Pressupostos Teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Centro de Educação, Letras e Saúde. Programa de Pós Graduação em Ensino. PR, 2020. 147 f. Disponível em: http://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIOESTE1_9db669404b8f9452d7756bc67d47cad9 Acesso em: Maio de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.