O desenvolvimento da leitura e da escrita
contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica
Palavras-chave:
Educação, Escrita, Função Simbólica, Leitura, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita, a fim de instrumentalizar professores e profissionais da Educação em suas práticas pedagógicas. Trata-se de um texto de delineamento bibliográfico, amparado nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. Utilizamos os seguintes autores que versam sobre a temática: Luria (2018), Mukhina (2022), Vygotski (2000) e Leontiev (2004). Consideramos que essa pesquisa poderá contribuir com o fortalecimento de estudos sobre a potencialização das funções psicológicas superiores, em que destacamos as capacidades de leitura e escrita.
Downloads
Referências
ARELARO, L. R. G. Não só de palavras se escreve a Educação Infantil, mas de lutas populares e do avanço científico. In: ARELARO, L. R. G. Escritos sobre políticas públicas em educação. São Paulo: FEUSP, 2020. pp. 249-269
BRITTO, L. P. L. Letramento e alfabetização – implicações para a Educação Infantil. In: FARIA, A. L. G; MELLO, S. A. O mundo da escrita no universo da pequena infância. 3. ed. rev. ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 (Coleção polêmicas do nosso tempo, 93). pp. 3-20.
CAMPOS, C. A.; ALMEIDA, R. S. F. B. A cultura literária na escola da infância. In: CORRÊA, A. B.; KOHLE, E. C.; GAZOLI, M.; SOUZA, R. A. M.; ALMEIDA, R. S. F. B.; MELLO, S. A. Educação e humanização de bebês e crianças pequenas: conceitos e práticas pedagógicas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. pp. 189-218.
CORRÊA, A. B. O desenvolvimento da linguagem escrita na criança. In: CORRÊA, A. B.; KOHLE, E. C.; GAZOLI, M.; SOUZA, R. A. M.; ALMEIDA, R. S. F. B.; MELLO, S. A. Educação e humanização de bebês e crianças pequenas: conceitos e práticas pedagógicas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. pp. 219-252.
FERREIRA, T. C. S.; SCHLICKMANN, M. S. P. A teoria histórico-cultural e a educação escolar numa perspectiva humanizadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp.1, p. 0643–0660, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15753. Acesso em: 02 ago. 2023.
GONÇALVES, K. K. I. Aprendizagem e desenvolvimento dos primeiros meses aos três anos: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
GONÇALVES, K. K. I.; YAEGASHI, S. R. F.; GLATZ, E. T. M. M.; SOUZA, S. T.; CEZÁRIO, E. T. O.; ZANCHETTI, V. A. Aprendizagem e desenvolvimento humano: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Educação Escolar. In: BIANCHESSI, C. (org.). Reflexões sobre educação e ensino: saberes e práticas em diferentes cenários. 1. ed. Curitiba: Bagai, 2023. p. 35-42.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, L.S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 2018. p. 143-190.
MARINO FILHO, A.; MELLO, S. A.; MAGALHÃES, C. O currículo como antecipação da história da criança: contradições entre educação e escolarização de 0 a 6 anos de idade. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 33, p. 150-167, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12623. Acesso em: 02 ago. 2023.
MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIÓ, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22., Número 2, maio/agosto de 2018. p. 337-346. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/sNtXNMtyt4MvF7hW8zKTR4c/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2023.
MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, pp. 223-239, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/75VNGFj5PH5gy3VsPNp3L6t/. Acesso em: 02 ago. 2023.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (I-Feuerbach). São Paulo: Vozes, 2019.
MELLO, S. A. A apropriação da escrita como um instrumento cultural complexo. In: MENDONÇA, S. G. L.; MILLER, S. (orgs.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006a. pp. 181-192.
MELLO, S. A. Contribuições de Vigotski para a Educação Infantil. In: MENDONÇA, S. G. L.; Miller, S. (orgs.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006b. pp. 193-202.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2022.
PEREZ, C. L. V. Com lápis de cor e varinha de condão... um processo de aprendizagem da leitura e da escrita. In: GARCIA, R. L. (Org.). Revisitando a pré-escola. São Paulo: Cortez, 1993. pp. 78-107.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12. ed. São Paulo: Autores Associados, 2021.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n.43, p. 64-83/2021, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 02 ago. 2023.
TANAMACHI, E. R.; ASBAHR, F. S. F.; BERNARDES, M. E. M. Teoria, Método e Pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural. In: SOUZA, M. P. R.; BEATÓN, G.; BRASILEIRO, T. S. A.; SHIMA, S. M. B. (orgs.). Temas escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil/Cuba. Maringá: EDUEM, 2018, p. 91-108.
VIGOTSKI, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2022.
VIGOTSKY, L.S. Obras escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.
VYGOTSKI, L. S. La prehistoria del desarollo del lenguaje escrito. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. Madrid: Centro de Publicaciones del MEC; Visor Distribuiciones, 2000. pp. 183-206.
YAEGASHI, S. F. R.; CAETANO, L. M.; BATISTA, T. L. A.; PEIXOTO; J. P. (2022). O atendimento educacional especializado no contexto da educação infantil: um estudo sobre a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v.8, n.3, pp. 774-796. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/69643. Acesso em: 02 ago. 2023.
YAEGASHI, S. F. R.; OLIVEIRA, L. V.; RUIZ, N. F.; SOUZA, V. F. M. (2020). RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, pp. 37-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12793/8904. Acesso em: 02 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.