A dimensão biográfica na formação docente continuada
transformações e complexidades
Palavras-chave:
Biografia. História de vida. Formação docente. Psicologia. Identidade.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como os professores se relacionam com suas memórias, significando e dando forma às suas experiências, construindo uma consciência de si e de seus aprendizados durante o percurso de vida e formação, por meio dos processos de biografização. Para tanto, aprofundou em conceitos pertinentes a partir de uma revisão de literatura e analisou entrevistas realizadas no projeto PERFORMA. As entrevistas fazem parte de um acervo constituído por áudios e narrativas escritas de um projeto que faz percursos formativos com professores da rede pública. Há o destaque para a não cronologia observada nas narrações, o potencial de vínculo produzido pela atividade biográfica, a temporalidade da memória e o caráter formativo da narrativa biográfica como ferramenta na formação docente. Concluímos que a dimensão biográfica na formação docente continuada é um instrumento proveitoso para entendermos diversos aspectos da vida de professores, contribuindo também como ferramenta formativa.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FERREIRA, Márcia Santos. Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016, v.1, p. 29-50.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz; BÔAS, Lúcia Villas. Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epidêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018, v.1, p. 65-81.
CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, Silvia T. M.; CODO, Wanderley (orgs). Psicologia Social: O homem em movimento. 8.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
DELORY-MOMBERGER, Christine. As histórias de vida. Da invenção de si ao projeto de formação. Natal: UFRN; Porto Alegre: PUCRS; Salvador: UNEB, 2014.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
FLORES, Maria Assunção. A formação de professores e a construção da identidade profissional. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga. Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, p. 93-111.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan-abr. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 26 out. 2023.
LIMA, Aluísio Ferreira de. Dependência de drogas e psicologia social: um estudo sobre o sentido das oficinas terapêuticas e o uso de drogas a partir da teoria de identidade. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 20, n. 1, pp. 91-101, abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000100010. Acesso em: 17 jun. 2021.
LIMA, Aluísio Ferreira de. História oral e narrativas de história de vida: a vida dos outros como material de pesquisa. In: LIMA, Aluísio Ferreira de; JUNIOR, Nadir Lara. Metodologias de pesquisa em psicologia social crítica. 1. cap. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014.
LOWENTHAL, David.; HADDAD, Lúcia.; MALUF, Mariana. COMO CONHECEMOS O PASSADO. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 17, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11110. Acesso em: 29 jul. 2024.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 03 jun. 2022.
PEREIRA, Marcos Villela. Sobre histórias de vida e autoformação: um enfoque ético e estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) (Auto)Biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, p. 123-138.
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte.; CAMARGO, Jaqueline Almeida.; GOMES, Allan Henrique. Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas. Dialogia, São Paulo, n. 41, p. 1-15, e21215, maio/ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5585/41.2022.21215. Acesso em: 9 set. 2022.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SANTOS, Juliana Testoni dos. Professoras atuantes no atendimento educacional especializado e suas histórias de vida: um estudo sobre identidade docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2016.
SILVA, Daniele Nunes Henrique; SIRGADO, Angel Pino; TAVIRA, Larissa Vasques. Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 263–283, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002. Acesso em: 9 set. 2022
TENÓRIO, Jeferson. Professores: a última trincheira contra a barbárie. GaúchaZH, Porto Alegre, 23 dez. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/jeferson-tenorio/noticia/2020/12/professores-a-ultima-trincheira-contra-a-barbarie-ckj0hh86u0003019w09ct3rfk.html. Acesso em: 21 nov. 2021.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes (org.). Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Edições Vértice, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.