Projeto político pedagógico escolar da educação infantil na proposta curricular de Santa Catarina
primeiras aproximações
Palavras-chave:
Proposta Curricular de Santa Catarina. Educação Infantil. Projeto Político PedagógicoResumo
A elaboração do referido artigo tem por objetivo analisar o discurso da Proposta Curricular de Santa Catarina – PCSC sobre Projeto Político Pedagógico – PPP - na área da Educação Infantil. Esta discussão foi elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e documental que proporcionou subsídios acerca das questões que norteiam o conceito e a articulação que a Proposta Curricular de Santa Catarina – PCSC traz sobre a Educação Infantil, e o PPP. Entendemos que o mesmo é um documento necessário para articular as atividades e os projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo, bem como toda a história da escola, métodos de avaliação e recuperação de aprendizagem. Este tema faz parte de um contexto educacional de inquietações e contradições que
durante anos permeou e permeia ainda os entraves do chão da escola. Para tanto, a escola como espaço de formação humana, o PPP é um instrumento de concretização e forma de construção contínua com a participação de toda comunidade escolar. No decorrer desse artigo, algumas indagações surgirão: Será ele uma cobrança burocrática ou uma cobrança pedagógica? Sabe-se que
o mesmo é um documento orientador das ações pedagógicas da instituição escolar, Nesse sentido, verifica-se que é necessário e oportuno a elaboração da ensinagem a luz da realidade do público interessado, sejam elas em qualquer segmento da educação, longe de “ditar” uma fórmula pronta, haja vista a demonstração infinita do horizonte educacional.
Downloads
Referências
ARCE, Alessandra. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o Espontaneísmo. In ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (orgs.). Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
BAFFI, Maria Adelia Teixeira. Projeto Pedagógico: um estudo introdutório. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/gppp03.htm>. Acessado em: 03/01/12, às 10:58
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996.
______. Lei n. 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 11 ago. 1971.
______. Presidência da República. Lei nº. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2001.
______. Lei nº. 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996.
______. Ministério da educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Vol. 1. Brasilia: MEC/SEF, 1998.
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE, 2003.
GADOTTI, Moacir. “Projeto político pedagógico da escola: fundamentos para sua realização”. In: GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustaquio (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GALERA, Joscely Maria Basseto. A Implemetação de Políticas Educacionais e a Gestão como um Processo de Inovação: A experiência na região sudoeste do Paraná, Sul do Brasil. Tese de Doutorado. Unicamp, Campinas/SP, 2003. Disponível em : < http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000317300 >. Acessado em 02 dez. 2011, às 11:14
MONLEVADE, João A., SILVA, Maria Abádia da.Quem Manda da Educação no Brasil? Idéa Editora, Brasilia, 2000.
______. Educação Pública no Brasil: contos & de$contos. Ceilândia-DF. Idéa Editora, 2ª edição, 2001.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Temas Multidisciplinares. Florianópolis: COGEN, 1998.
______. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: IOESC, 2005.
SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educação: trajetórias, limites e perspectivas. 3ª ed. Campinas, SP. Autores Associados, 1997.
SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. CEDES. vol. 23, nº.61. cadcedes@cedes.unicamp.br.Unicamp. Campinas. 2003. disponível em : < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622003006100003&script=sci_arttext >. Acessado em 16 jan. 2012, às 00:24
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
VEIGA, Ilma Passos A. (org,). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.
_____. Quem Faz a Hora de Construir O Projeto Político-Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007.
ZANLORENÇO, Margarete Klossowski , SCHNEKENBERG, Marisa. Liderança e Motivação na Gestão Escolar: o trabalho articulador dos diretores das escolas municipais. Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, nº1, março de 2008. ISSN 1980-611. http://www.unicentro.br - Ciências Humanas. Disponível em:
http://web03.unicentro.br/especializacao/revista_pos/p%C3%A1ginas/3%20edi%C3%A7%C3%A3o/humanas/pdf/21-ed3_ch-liderancamo.pdf . Acesso em 11 set 2011 . acessado em 11 de set de 2011 às 14:48 hs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.