Projeto político pedagógico escolar da educação infantil na proposta curricular de Santa Catarina

primeiras aproximações

Autores

  • Simone Terezinha Feldhaus de Souza Universidade do Planalto Catarinense
  • Maria de Lourdes Pinto Almeida UNOESC

Palavras-chave:

Proposta Curricular de Santa Catarina. Educação Infantil. Projeto Político Pedagógico

Resumo

A elaboração do referido artigo tem por objetivo analisar o discurso da Proposta Curricular de Santa Catarina – PCSC sobre Projeto Político Pedagógico – PPP - na área da Educação Infantil. Esta discussão foi elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e  documental que proporcionou subsídios acerca das questões que norteiam o conceito e a articulação que a Proposta Curricular de Santa Catarina – PCSC traz sobre a Educação Infantil, e o PPP. Entendemos que o mesmo é um documento necessário para articular as atividades e os projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo, bem como toda a história da escola, métodos de avaliação e recuperação de aprendizagem. Este tema faz parte de um contexto educacional de inquietações e contradições que
durante anos permeou e permeia ainda os entraves do chão da escola. Para tanto, a escola como espaço de formação humana, o PPP é um instrumento de concretização e forma de construção contínua com a participação de toda comunidade escolar. No decorrer desse artigo, algumas indagações surgirão: Será ele uma cobrança burocrática ou uma cobrança pedagógica? Sabe-se que
o mesmo é um documento orientador das ações pedagógicas da instituição escolar, Nesse sentido, verifica-se que é necessário e oportuno a elaboração da ensinagem a luz da realidade do público interessado, sejam elas em qualquer segmento da educação, longe de “ditar” uma fórmula pronta, haja vista a demonstração infinita do horizonte educacional.

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Biografia do Autor

Simone Terezinha Feldhaus de Souza, Universidade do Planalto Catarinense

Pedagoga, Mestre em Educação. Docente da Universidade do Planalto Catarinense

Maria de Lourdes Pinto Almeida, UNOESC

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu UNOESC-SC e URI – RS. Pesquisadora Associada do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GIEPES UNICAMP. Diretora da Rede Iberoamaricana de Estudos e Processos em Educação Superior.

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Publicado

2016-03-18

Como Citar

SOUZA, S. T. F. de; ALMEIDA, M. de L. P. Projeto político pedagógico escolar da educação infantil na proposta curricular de Santa Catarina: primeiras aproximações. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 1, p. 130–146, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1880. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos