Formação continuada de professores pós-pandemia de covid-19

uma análise dos impactos e desafios na prática docente

Autores

  • Manuel Bandeira dos Santos Neto Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Eliane de Jesus Araujo Secretaria municipal de educação Novo Gama - GO

Palavras-chave:

Formação continuada. Tecnologias na educação. Covid-19.

Resumo

Este estudo aborda a importância da formação inicial e continuada de professores, com o objetivo de analisar as evidências deixadas pela crise pandêmica da COVID-19 e discutir de que forma elas podem auxiliar no processo de formação continuada no contexto pós-pandemia. Nesse viés, para responder à questão central desta pesquisa, a saber: como as evidências deixadas pela crise pandêmica da COVID-19 podem contribuir para o aprimoramento da formação continuada de professores no pós-pandemia? Realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica com análise das publicações entre 2020 e 2022 que discutem os impactos da pandemia na educação. O estudo conclui que, apesar dos desafios enfrentados durante o ensino remoto, a pandemia também proporcionou oportunidades de aprendizado sobre tecnologias educacionais, as quais podem ser incorporadas nas práticas pedagógicas. A pesquisa oferece contribuições para repensar a formação de professores no pós-pandemia, com ênfase no desenvolvimento de práticas formativas flexíveis e adaptáveis, preparadas para os desafios da educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Adjunto Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Formação e Prática Pedagógica de Professores no Ensino de Química FORPEQ. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN, UFERSA e IFRN. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática. Licenciatura em Química. Membro do grupo de pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO - UFRPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente (GEFOR) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Membro da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.  Pesquisa na área de Ensino de Química com foco na Formação de Professores, Didática, Docência no Ensino Superior, Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores Reflexivos e Artista-reflexivo. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2933-5560

Eliane de Jesus Araujo, Secretaria municipal de educação Novo Gama - GO

Mestra em Gestão, Educação e Tecnologias, Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica. Graduação em Pedagogia com habilitação em docência de 1 à 4 série do Ensino Fundamental e Gestão Escolar no Ensino Fundamental e Médio. Professora concursada no município de Novo Gama - GO. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5075-9248

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

SANTOS NETO, M. B. dos; ARAUJO, E. de J. Formação continuada de professores pós-pandemia de covid-19: uma análise dos impactos e desafios na prática docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e025001, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1942. Acesso em: 21 jan. 2025.