Memória, esquecimento e negação do passado

conexões sociais com a prática docente

Autores

  • Aldimar Jacinto Duarte PUC Goiás
  • Vinicius Oliveira Seabra Guimarães

Palavras-chave:

História Oral. Memória. Esquecimento. Cultura Juvenil.

Resumo

A metodologia História Oral é um recurso que permite ao pesquisador-professor aprofundar nas narrativas de histórias e vivências de pessoas que não têm destaque midiático, aqui representado por jovens pobres evadidos da escola, na cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. A metodologia parte do discurso individual, porem entende-se que tal discurso é uma representação social, fruto de uma construção de origem coletiva, histórica e cultural. Neste viés, a memória e o esquecimento se constituem no escopo para investigação da prática pedagógica dos professores junto as culturais juvenis. Conclui-se que a modernidade tardia produziu uma crise de historicidade e temporalidade entre os jovens pobres evadidos da escola.

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Biografia do Autor

Aldimar Jacinto Duarte, PUC Goiás

Doutor em Educação Brasileira pela UFG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da PUC Goiás. 

Vinicius Oliveira Seabra Guimarães

Doutorando em Educação pela PUC Goiás. Mestre em Educação pela PUC Goiás – linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura.

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Publicado

2018-06-18

Como Citar

DUARTE, A. J.; GUIMARÃES, V. O. S. Memória, esquecimento e negação do passado: conexões sociais com a prática docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 3–19, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/375. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê