Memória, esquecimento e negação do passado

conexões sociais com a prática docente

Autores

  • Aldimar Jacinto Duarte PUC Goiás
  • Vinicius Oliveira Seabra Guimarães

Palavras-chave:

História Oral. Memória. Esquecimento. Cultura Juvenil.

Resumo

A metodologia História Oral é um recurso que permite ao pesquisador-professor aprofundar nas narrativas de histórias e vivências de pessoas que não têm destaque midiático, aqui representado por jovens pobres evadidos da escola, na cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. A metodologia parte do discurso individual, porem entende-se que tal discurso é uma representação social, fruto de uma construção de origem coletiva, histórica e cultural. Neste viés, a memória e o esquecimento se constituem no escopo para investigação da prática pedagógica dos professores junto as culturais juvenis. Conclui-se que a modernidade tardia produziu uma crise de historicidade e temporalidade entre os jovens pobres evadidos da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldimar Jacinto Duarte, PUC Goiás

Doutor em Educação Brasileira pela UFG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da PUC Goiás. 

Vinicius Oliveira Seabra Guimarães

Doutorando em Educação pela PUC Goiás. Mestre em Educação pela PUC Goiás – linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. História e Histórias de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

ARAGÃO, Milena. A História Oral e suas Contribuições para o Estudo das Culturas Escolares. Revista Conjectura: Filosofia e Educação, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, v. 18, n. 2, pp. 28-41. 2013.

BALDINO, José Maria e CAVALCANTE, Cláudia Valente. Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto de PNE 2011-202. Revista Educativa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, v. 17, n. 1, pp. 201-222, jan/jun. 2014.

BAUMAN, Zygmunt. A Sociedade Individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vida em Fragmentos: Sobre Ética Pós-Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: 1997

BOURDIEU, Pierre A ilusão Biográfica. In: AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

CUNHA, Luis Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: ARTMED, 2008.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História Oral e Narrativa: Tempo, Memória e Identidades. Revista História Oral – Associação Brasileira de História Oral, n. 6, pp. 9-25, jul. 2003.

DUARTE, Aldimar Jacinto. A educação escolar e os processos de enfrentamento da realidade urbana por jovens da periferia. Revista Educativa. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, v. 17, n. 1, pp. 75-92, jan/jun. 2014.

DUARTE, Aldimar Jacinto. Jovens urbanos da periferia de Goiânia: Espaços Formativos e Mediações Escolares. 2012. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2012.

FRANÇOIS, Etienne. A Fecundidade da história oral. In: AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 2005.

JAMESON, Frederick. Pós-Modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ática, 2000.

LOMBARDI, José Claudinei [org]. História, memória e educação. Campinas: Alínea, 2011.

NIDELCOFF, Maria Tereza. A escola e a compreensão da realidade. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.

PIEDADE, Ana. As manhas que a vida ensina à gente: a transgressão como estratégia de resistência. Revista História Oral – Associação Brasileira de História Oral, v. 18, n. 2, pp. 259-282, jul/dez. 2015.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1988.

THOMPSON, Paul. História Oral e Contemporaneidade. Revista História Oral – Associação Brasileira de História Oral, n. 5, pp. 9-28, jul. 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

DUARTE, A. J.; GUIMARÃES, V. O. S. Memória, esquecimento e negação do passado: conexões sociais com a prática docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 3–19, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/375. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê