As contribuições da leitura crítica freireana para a educação básica no Brasil
Palavras-chave:
Educação Básica; Leitura crítica; pensamento freireanoResumo
O presente artigo busca retratar a importância dos estudos freireanos para a construção de uma leitura crítica dos alunos da educação básica no Brasil do século XXI. O legado deixado pelo teórico ancorou as argumentações desenvolvidas ao longo do texto. Assim, em um país que apresenta 48,8 milhões de matrículas de alunos na Educação Básica, distribuídos em 186,1 mil escolas, com apenas 50.5% delas possuindo biblioteca e/ou sala de leitura, é indispensável que a questão da leitura seja discutida na visão freireana sob um ângulo sócio-político-econômico.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zugmunt.; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução: Alexandre Werneck. Título original: Thinking Sociologicalfy. Copyright da edição em língua portuguesa © 2010.
BAUMAN, Zugmunt. Em busca da política. Tradução Marcos Penchel. – Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar. 2000.
CARLOS, Erenildo João. (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.
FERNANDES, Francisco.; LUFT, Celso.; GUIMARÃES, Francisco. Dicionário Brasileiro Globo. 17 ed. São Paulo: Globo, 1999.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 47 ed. São Paulo; Cortez, 1992.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Conscientização teoria e prática da libertação: uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo escolar da educação básica 2016: Notas Estatísticas. Brasília-DF: Fevereiro de 2017.
RICHARDSON, Roberto Jarry (org.). Exclusão, inclusão e diversidade. João Pessoa: Editora Universidade da UFPB, 2009.
RODRIGUES, Janine Marta Coelho (org.). Formação docente: contribuição do Ideário de Paulo Freire – João Pessoa: Sal e Terra. 2006.
RODRIGUES, Janine Marta Coelho.; SIMÔES, Mara Leite. (org.). Um passado sempre presente no fazer pedagógico. João Pessoa: Fox Editora, 2015.
RODRIGUES, Janine Marta Coelho.; GEGLIO, Paulo Cesar. (org.). Contribuições das ideias de Educadores Brasileiros para a Formação Docente. João Pessoa: Editora do CCTA, 2016.
TAVARES, Aureliana.; BARREIRO, Ana Maria. O papel do educador na sociedade pós-moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 02, p. 1227-1238, nov. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10162. E-ISSN:1519-9029. Acesso em: 15 de jan. de 2018
TAVARES, Aureliana da Silva. A contribuição freireana para a formação docente rumo à inclusão. João Pessoa: Sal da Terra, 2016.
TAVARES, Aureliana da Silva. A concepção de Leitura em Paulo Freire. Monografia (graduação) – UFPB/CE. João Pessoa. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.