Planejamento na prática dos professores

entre a formação e as experiências vividas

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Fortes
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Maria Evylana Alves de Araújo
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Planejamento; Prática docente; Educação básica

Resumo

Este artigo apresenta um debate sobre o planejamento pedagógico e sua importância para a prática docente. Partimos do pressuposto que é pela capacidade reflexiva que o ser humano desenvolve e aprimora sua compreensão acerca da realidade, possibilitando, no ato do planejamento, estabelecer as conexões entre o pensar e o agir; a teoria e a prática; o conhecimento e a intervenção na prática social. Para tanto, a discussão aponta que a reflexão docente na e sobre a sua ação pedagógica permite construir, reconstruir e ampliar seus objetivos e suas possibilidades de trabalho com os alunos, em sala de aula. Defende-se que o planejamento requer participação e parte do pressuposto de que é preciso que os atores sociais envolvidos tenham consciência da sua necessidade e, com base nessa compreensão, articulem ideias para transformar a realidade na qual estão inseridos.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Fortes

Doutora em Educação (UFC). Pós-Doutorado no Centro de Investigação Didactica Tecnologia em Formação de
Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro – Portugal. 

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do PARFOR/Universidade
Estadual Vale do Acaraú (UVA), Ceará - Brasil. 

Maria Evylana Alves de Araújo

Aluna do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (UECE). 

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Referências

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

AUXILIADORA SOARES FORTES, M.; HÉLIO ALVES ARAÚJO, O.; EVYLANA ALVES DE ARAÚJO, M.; TÁVORA FURTADO RIBEIRO, L. Planejamento na prática dos professores: entre a formação e as experiências vividas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 315–324, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/399. Acesso em: 14 dez. 2024.

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