Epistemologia e práticas em educação ambiental

uma aproximação pelo pensamento complexo

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP - Itapetininga
  • Izabel Petraglia -

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Pensamento Complexo. Morin.

Resumo

Neste texto, empenhamo-nos em unir o que está disjunto, de forma que a educação ambiental não seja reduzida à sua aberração máxima de mostrar às crianças que um grão de feijão brota em um algodão umedecido, mas que sua filosofia e prática devem compreender o próprio ambiente, ou seja, o conjunto e as relações que estabelecem os seres vivos e todos os componentes biofísicos e químicos. Há práticas que possibilitam este ser e fazer complexo, principalmente a partir daquilo
que Reigota chama de agir local para prosperidade global. Aqui as práticas são apresentadas e debatidas, não pretendendo tornar-se dogma, mas somente um ponto de partida para futuros diálogos.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP - Itapetininga

IFSP Itapetininga. Doutor em Geografia pela UNESP Rio Claro.

Izabel Petraglia, -

Doutora em Educação pela USP

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

FORTUNATO, I.; PETRAGLIA, I. Epistemologia e práticas em educação ambiental: uma aproximação pelo pensamento complexo. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 3, p. 164–177, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/794. Acesso em: 3 nov. 2024.