Atividades interdisciplinares na formação de professores de ciências da natureza no Estado Goiás
Palavras-chave:
Ciências da Natureza. Educação do Campo. Interdisciplinaridade.Resumo
A Licenciaturas em Educação do Campo – Habilitação Ciências da Natureza nascem com a
proposta de construir uma formação de professores pautada na interdisciplinaridade, possibilitando
assim a construção de diálogos de forma crítica entre diversos saberes no processo formativo.
Porém, ainda há diversas limitações e desafios a serem enfrentados na consolidação desse projeto
em perspectiva interdisciplinar dentro da Universidade. Assim, o presente texto tem por objetivo
descrever algumas estratégias de ensino utilizadas na formação dos Educadores do Campo nas duas
Licenciaturas em Educação do Campo – habilitação Ciências da Natureza da Universidade Federal
de Goiás (uma da Regional Catalão e outra da Regional Goiás). As estratégias quem vêm sendo
utilizadas nas Licenciaturas são: utilização de espaços escolares não convencionais; criação vídeos;
uso de adágios; e uso de debates. Nota-se que as utilizações dessas estratégias contribuem para a
produção de processos de educação interdisciplinares e torna o processo de ensino e aprendizagem
significativos. A promoção de ações fora das quatro paredes da sala de aula convencional se torna
momentos ricos em sentidos, potentes para relacionar vários saberes específicos dos conteúdos
disciplinares, contribuindo para a formação teórica e pratica, bem como para promover a
valorização da cultura do campo. Além disso, essas estratégias dão perspectivas futuras para que
os próprios Educadores do Campo utilizem desses conhecimentos nos espaços escolares e não
escolares que atuarão.
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Referências
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