As pesquisas do tipo “estado da arte” em educação

sinalizações teórico-metodológicas

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros UFERSA
  • Ivan Fortunato IFSP-Itapetininga
  • Osmar Hélio Araújo UFPB

Palavras-chave:

Estado da Arte, Pesquisa em Educação, Estado do Conhecimento, Estado da Questão, . Educação do Campo

Resumo

Este texto apresenta sinalizações teórico-metodológicas sobre as pesquisas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Refere-se a um estudo, de natureza ensaística, ancorado na literatura educacional que versa sobre a temática. Reforçamos que as pesquisas do tipo “Estado da Arte” em Educação se caracterizam como estudos realizados por meio de levantamentos bibliográficos, os quais intentam inventariar e mapear a produção do conhecimento acerca de determinado tema. Ademais, possibilitam uma leitura panorâmica, densa e crítica sobre a produção científica, permitindo, ainda, identificar avanços, lacunas, fragilidades e potencialidades do conhecimento acadêmico e científico acumulado em Educação ao longo da história

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, UFERSA

Doutor em Educação. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3988-3915. E-mail: emerson.medeiros@ufersa.edu.br.

Ivan Fortunato, IFSP-Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Instituto Federal de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528. E-mail: ivanfrt@yahoo.com.br.

Osmar Hélio Araújo, UFPB

Doutor em Educação. Universidade Federal da Paraíba. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3396-8205.  E-mail: osmarhelio@hotmail.com.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. As pesquisas do tipo “estado da arte” em educação: sinalizações teórico-metodológicas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023002, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/980. Acesso em: 27 jul. 2024.

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