Avaliação no ensino superior
a influência do sexo na avaliação na formação inicial de professores
Palabras clave:
Ensino Superior. Avaliação. Género. Formação Inicial de professores.Resumen
Este estudo exploratório, partiu da constatação da inversão de valores entre as notas de acesso à
unidade curricular de Estágio Pedagógico, dos professores-estagiários do sexo masculino e do
feminino e a respetivas notas finais, e tenta compreender/identificar, através da perspetiva dos
estagiários relativamente ao experienciado na unidade curricular, razões para aquela inversão.
Construímos um questionário com quatro grupos de questões que aplicámos a 106 professoresestagiários. Conciliámos uma metodologia quantitativa no tratamento das questões fechadas
traduzida em técnicas de estatística descritiva, com uma metodologia qualitativa de análise de
conteúdo das questões abertas e semiabertas. Nestas usámos um processo de categorização por
critério semântico, com dimensões previamente definidas e coincidentes com as grandes questões
colocadas, mas sem categorias constituídas à partida, tendo sido seguido um processo de discussão
entre pares para a validação daquelas categorias e para a codificação dos respetivos segmentos de
registo. Os resultados não suportam nem justificam a prevalência de qualquer dos sexos na
avaliação final do Estágio, não se justificando a maior valoração do sexo masculino que despoletou
este estudo, reforçando-se a pertinência do prosseguimento de validação do questionário
construído, assim como do estudo de problemáticas relativas ao sexo do aluno e sexo do avaliador
versus a avaliação.
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