Formação de professores
condições e problemas
Palabras clave:
Professor. Identidade. Trabalho. Carreira.Resumen
Preocupações com a melhor qualificação da formação de professores e com suas condições de
exercício profissional não são recentes. Porém, hoje, avolumam-se essas preocupações ante o
quadro agudo de desigualdades sócioculturais que vivemos e ante os desafios que o futuro próximo
parece nos colocar. A formação de quem vai formar torna-se central nos processos educativos
formais – os professores - na direção da preservação de uma civilização que contenha
possibilidades melhores de vida e co-participação de todos. Por isso, compreender e discutir a
formação, as condições de trabalho e carreira dos professores, e, em decorrência sua configuração
identitária profissional, se torna importante para a compreensão e discussão da qualidade
educacional de um país, ou de uma região. Essa é a essência deste artig
Descargas
Citas
BORGES, C. M. F. e TARDIF, M. Apresentação. In: Dossiê: os saberes docentes e sua formação. Educação e sociedade, Campinas, nº 74, abril 2001.
GATTI, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, v.13, n. 37, p.57 – 70.
GATTI, B.A. et allii. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Relatório de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas/Fundação Vitor Civita, São Paulo, 2008, vol.1 e2 (impresso e disponível site: www.fcc.org.br)
PERRENOUD, P. Dez novas competências para uma nova profissão. Pátio: Revista Pedagógica, v.5, n.17, p.8-12, maio/jul. 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, nº 13, jan/abr. 2000.
TARDIF, M. e LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TARDIF, M., LESSARD, C. e GAUTHIER, C. Formação dos professores e contextos sociais. Porto, Portugal: Rés Editora, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.