Transdisciplinaridade e formação de professores de línguas

Autores/as

  • Joana de São Pedro

Palabras clave:

Transdisciplinaridade. Língua Inglesa. Estudo de Caso.

Resumen

Este trabalho é um recorte de minha pesquisa de doutorado no que se refere a bases para ensino de
língua inglesa e transdisciplinaridade sob uma visão de linguagem bakhtiniana, a qual é voltada para a prática social. Trata-se de um estudo de caso, a partir do qual, aqui proponho uma reflexão para o professor sobre o olhar transdisciplinar para sala de aula de línguas em geral. A
transdisciplinaridade foi introduzida por Nicolescu como algo que está entre disciplinas de modo a atravessá-las e ultrapassá-las, articulando saberes. Atualmente, estudada por Moraes e outros, como o conhecimento e aprendizagem que implicam interdependência de modo a influenciar nosso sentir, pensar, agir e criar. Dessa forma, trago propostas para a sala de aula de línguas sob a visão
transdisciplinar, visto que, com a pesquisa feita em meu doutorado, foi possível perceber que são necessárias reflexões por parte do professor a respeito de sua própria prática para que ele se desloque e proponha atividades alicerçadas na transdiciplinaridade para sua sala de aula.

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Biografía del autor/a

Joana de São Pedro

Doutora em Linguística Aplicada

Citas

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Publicado

2022-09-15

Cómo citar

SÃO PEDRO, J. de. Transdisciplinaridade e formação de professores de línguas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 126–138, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/733. Acesso em: 22 nov. 2024.