Da Pedagogia como ciência à Pedagogia como docência

concepções em disputa no cenário brasileiro

Autores

  • Jefferson da Silva Moreira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Maria Amélia do Santoro Franco Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Pedagogia. Epistemologia da Pedagogia. Diretrizes Curriculares Nacionais. Cursos de Pedagogia.

Resumo

O artigo apresenta, a partir de estudo bibliográfico e documental, percursos, ações e defesas de movimentos e entidades que se contrapõem ao princípio da docência como base da identidade profissional do pedagogo no Brasil. São colocadas em destaque movimentações no campo, no período que antecedeu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNP/2006), empreendidas por movimentos de resistência à tese hegemônica, quer de pesquisadores acadêmicos, quer de estudantes. Conclui-se que a Resolução CNE nº 01/2006 acarretou, paradoxalmente, problemas crônicos na formação profissional de pedagogos e professores, abrindo brechas para expansão desenfreada de cursos de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (Ead).

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Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5918-7928

Maria Amélia do Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Pedagoga. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutora em Pedagogia e Prática Docente pela Universidade de Paris VIII (UP-VIII) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); professora titular e pesquisadora da Universidade Católica de Santos (Unisantos). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3867-5452 

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

DA SILVA MOREIRA, J.; FRANCO, M. A. do S. Da Pedagogia como ciência à Pedagogia como docência: concepções em disputa no cenário brasileiro. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024002, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1459. Acesso em: 22 dez. 2024.

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