Necessidades formativas dos professores de química

a questão do “saber” e o “saber fazer” em suas práticas pedagógicas

Autores

  • Diego Marlon Santos
  • Lucila Akiko Nagashima UNESPAR

Palavras-chave:

Necessidades formativas. Práticas pedagógicas. Professores de química.

Resumo

Neste trabalho procurou-se realizar uma análise das necessidades formativas dos professores
de Química diante das percepções de suas práticas docentes, nos colégios públicos do
município de Paranavaí no estado do Paraná, podendo dessa forma contribuir na formação
mais eficiente e efetiva dos professores. Realizando um mapeamento mais atual das
necessidades formativas, observamos que há uma grande carência de professores nessa área
do conhecimento e os resultados obtidos podem servir como base para discussões envolvendo
propostas da formação inicial e continuada. A análise destacou nas entrevistas e observações
com os professores de Química, a questão do que se deve “saber” e “saber fazer” para
ministrar uma docência de qualidade. Nesta investigação utilizou-se uma pesquisa de campo,
descritiva e de cunho qualitativo para analisar os dados referentes aos professores que
lecionam a disciplina de Química no Ensino Médio nas instituições ensino que fazem parte
do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí - PR. A coleta de dados foi realizada por meio
de entrevistas e observações com 10 professores residentes no município de Paranavaí, para
investigar e discutir as suas necessidades formativas. Finalmente, as falas dos professores
foram importantes para se discutir os conhecimentos que precisam ser adquiridos,
proporcionando uma visão rica e complexa da atividade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Marlon Santos

Graduação em Química Industrial. Mestre em Ensino: Formação docente interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná. Professor do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro

Lucila Akiko Nagashima, UNESPAR

Doutora em Engenharia Química (UEM). Educação Matemática (UNESP).Docente da UNESPAR. Docente do Mestrado acadêmico em Formação Docente interdisciplinar.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 27 de abr. 2016.

BROOKS, V.; SIKES, P. The good mentor guide: inicitial teacher education in secondary schools . Buckingham: Open University Press, 1997.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 217 p.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7. ed. São Paulo. Cortez, 2005. 166 p.

FEIMAN-NEMSER, S.; PARKER, M.; ZEICHNER, K. Are mentors` teachers teacher educators? In. D. Mclntery, H. Hagger e M. Wikin (Eds.), Mentoring: perspectives on school –based teacher education. London: Kogan Page, p. 147-165, 1993.

GARCIA, C. M. A. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. 272 p.

GARCIA, C. M.; VAILLANT, D. Desarrollo professional docente: Como se aprende a enseñar? Madrid: Narcea, 2009. 176 p.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 220 p.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 263 p.

MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 288 p.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80p.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. 287 p.

SILVA, O. S. da. A interdisciplinaridade na visão de professores de química do ensino médio: concepções e práticas. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008. Disponível em:

<http://cienciaematematica.vivawebinternet.com.br/media/dissertacoes/81af424815b46cd.pdf>. Acesso em 26 jan. 2016.

VEIGA, I. P. de A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. de A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas (SP): Papirus, p. 11-35, 1995.

WATSON-DAVIES. Lesson observation. Hampshire: Teachers Pockettbooks, 2009.

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

SANTOS, D. M.; NAGASHIMA, L. A. Necessidades formativas dos professores de química: a questão do “saber” e o “saber fazer” em suas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 76–99, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/707. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.