Aprendizagem profissional e mentoring no contexto de estágio em ambiente online

resultados do projeto PRAC3

Autores

  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho
  • Eva Lopes Fernandes Universidade do Minho
  • Maria Teresa Machado Vilaça Universidade do Minho
  • Maria Cristina Parente Universidade do Minho
  • Adriana Cunha Universidade do Minho

Palavras-chave:

Estágio. Formação de professores. Ensino online

Resumo

Durante a pandemia da COVID-19, as experiências de estágio foram reduzidas e, em muitos contextos, foram concretizadas em ambientes online. Neste artigo apresentam-se alguns resultados do projeto internacional PRAC3 que explora recursos de ensino para o estágio online numa lógica de complementaridade do estágio presencial. Os dados foram recolhidos junto de alunos futuros professores (n=70) e de professores cooperantes/mentores (n=39) portugueses. Os principais resultados apontam, globalmente, para um alinhamento entre as perspetivas dos alunos futuros professores e dos professores cooperantes/mentores, destacando-se uma abordagem prática com enfoque nos alunos e na sua aprendizagem com recurso a metodologias ativas. Os mentores veem-se sobretudo com um papel de “parceiros” e as TIC são altamente valorizadas, quer pelos alunos futuros professores, quer pelos professores cooperantes/mentores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Assunção Flores, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4698-7483

Eva Lopes Fernandes, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. https://orcid.org/0000-0002-3838-9846.

Maria Teresa Machado Vilaça, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5021-2613.

Maria Cristina Parente, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7938-3179

Adriana Cunha, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança. Universidade do Minho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8324-2157.

Referências

BEST, M.; MACGREGOR, D. Transitioning Design and Technology Education from physical classrooms to virtual spaces: implications for pre-service teacher education. International Journal of Technology and Design Education, n. 27, p. 201–213, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10798-015-9350-z. Acesso em: 19 dez. 2022.

CARRILLO, C.; FLORES, M.A. COVID-19 and teacher education: a literature review of online teaching and learning practices. European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 466-487, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1821184. Acesso em: 19 dez. 2022.

CHIGEZA, P.; HALBERT, K. Navigating E-Learning and Blended Learning for Pre-service Teachers: Redesigning for Engagement, Access and Efficiency. Australian Journal of Teacher Education, v. 39, n. 1, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14221/ajte.2014v39n11.8. Acesso em: 17 dez. 2022.

CLARKE, A.; COLLINS, J.; TRIGGS, V.; NEILSEN, W. The mentoring profile inventory: An online professional development resource for cooperating teachers. Teaching Education. v. 23, n. 2, p. 167-194, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10476210.2011.6250866. Acesso em: 7 dez. 2022.

CLARKE, A.; MENA, J. An international comparative study of practicum mentors: Learning about ourselves by learning about others. Teaching and Teacher Education, v. 90, 103026, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103026 Acesso em: 11 dez. 2022.

CUTRI, R.M.; MENA, J.; WHITING, E.F. Faculty readiness for online crisis teaching: transitioning to online teaching during the COVID-19 pandemic. European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 523-541, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1815702 Acesso em: 11 dez. 2022.

DARLING-HAMMOND, L. Teacher education around the world: What can we learn from international practice? European Journal of Teacher Education, v. 40, n. 3, p. 291-309, 2017. Disponível em: 10.1080/02619768.2017.1315399. Acesso em: 9 dez. 2022.

DUNCAN, H. E.; BARNETT, J. Learning to Teach Online: What Works for Pre-Service Teachers. Journal of Educational Computing Research, v. 40, n. 3, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.2190/EC.40.3.f. Acesso em: 2 dez. 2022.

FERNÁNDEZ, C.; LLINARES, S.; ROJAS, Y. Prospective mathematics teachers’ development of noticing in an online teacher education program. ZDM Mathematics Education v. 52, p. 959–972, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-020-01149-7. Acesso em: 2 dez. 2022.

FLORES, M. A. Editorial. Understanding the meaning of teacher education: the voice of the stakeholders. European Journal of Teacher Education, v. 45, n. 5, pp. 577-580, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02619768.2022.2160287. Acesso em: 19 dez. 2022.

FLORES, M. A. Educating teachers in the post-Bologna context in Portugal: Lessons learned and remaining challenges. In: MAYER, D. (Ed.). Teacher Education Policy and Research. Global Perspectives. Singapore: Springer, 2021. p. 141-157.

FLORES, M. A. Linking teaching and research in initial teacher education: knowledge mobilisation and research-informed practice. Journal of Education for Teaching, vol. 44, n. 5, p. 621-636, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1516351. Acesso em: 2 dez. 2022.

FLORES, M. A. Linking teaching and research in initial teacher education: knowledge mobilisation and research-informed practice. Journal of Education for Teaching, v. 44, n. 5, p. 621-636, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1516351. Acesso em: 19 dez.2022.

FLORES, M. A. Teacher Education Curriculum. In: LOUGHRAN, J.; HAMILTON, M. L. (Eds.). International Handbook of Teacher Education. Dordrecht: Springer Press, 2016. p. 187-230.

FLORES, M.A.; GAGO, M. Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 507-516, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1799709. Acesso em: 11 dez. 2022.

HECHINGER, J.; LORIN, J. Coronavirus forces $600 billion higher education industry online. Bloomberg Businessweek., 19 mar. 2020. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-03-19/colleges-are-going-online-because-of-the-coronavirus [Google Scholar]. Acesso em: 19 set. 2022.

LUO, T.; MURRAY, A.; CROMPTON, H. Designing Authentic Learning Activities to Train Pre-Service Teachers About Teaching Online. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 18, n. 7, 29 Nov. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.19173/irrodl.v18i7.3037. Acesso em: 11 dez. 2022.

MCINTYRE, D.; HAGGAR, H.; WILKIN, M. Mentoring: Perspectives on school based teacher education. London, Routledge Falmer, 2005.

MCKOWN, G.; HIRSCH, S. E.; CARLSON, A.; ALLEN, A. A.; WALTERS, S. Preservice special education teachers’ perceptions of mixed-reality simulation experiences, Journal of Digital Learning in Teacher Education, v. 38, n. 1, p. 4-19, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21532974.2021.1995796. Acesso em: 17 dez. 2022.

MEANS, B.; TOYAMA, Y.; MURPHY, R.; BAKIA, M.; JONES, K. Evaluation of evidence-based practices in online learning: A meta-analysis and review of online learning studies. Washington, DC, US Department of Planning, Evaluation and Policy Development, 2010. Disponível em: https://repository.alt.ac.uk/629/1/US_DepEdu_Final_report_2009.pdf. Acesso em: 7 dez. 2022.

MENTER, I. Maintaining quality in teacher education: a contemporary global challenge?. Child Studies, [S. l.], n. 1, p. 87–105, 2022. Disponível em: https://revistas.uminho.pt/index.php/childstudies/article/view/4128. Acesso em: 2 feb. 2023.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Diário da República n.º 38/2007, Série I de 2007-02-22, p. 1320-1328, 2007. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/43/2007/02/22/p/dre/pt/html. Acesso em: 19 set. 2022.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março. Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior. Diário da República n.º 60/2006, Série I de 2006-03-24, p. 2242-2257, 2006. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/74/2006/03/24/p/dre/pt/html. Acesso em: 19 set. 2022.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de Maio. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Diário da República n.º 92/2014, Série I de 2014-05-14, p. 2819 – 2828, 2014. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/79/2014/05/14/p/dre/pt/html. Acesso em: 19 set. 2022.

QUEZADA, R. L.; TALBOT, C.; QUEZADA-PARKER, K. B. From Bricks and Mortar to Remote Teaching: A Teacher Education Program‘s Response to COVID-19, Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 472-483, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1801330. Acesso em: 19 set. 2022.

SILVA, T.; BATISTA, P.; GRAÇA, A. A função de supervisão como fator de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], v. 1, n.3, p. 10-44, ago. 2016. ISSN 2447-8288. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/436 . Acesso em: 19 set. 2022.

UNIVERSIDADE DO MINHO. Normas do Estágio dos Mestrados em Ensino. Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2019.

VALDÉS SÁNCHEZ, V.; GUTIÉRREZ ESTEBAN, P. Desafíos en la formación inicial del profesorado. Un análisis desde las voces de sus protagonistas. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 45-58, ago. 2016. ISSN 2447-8288. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/400. Acesso em: 19 set. 2022.

VIEIRA, F. Formando professores reflexivos através da investigação no estágio. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 47-67, jan. 2019. ISSN 2447-8288. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1394. Acesso em: 19 set. 2022.

VIEIRA, F.; FLORES, M. A.; ALMEIDA, M. J. Avaliando o modelo de estágio dos mestrados em ensino da Universidade do Minho: Entre a qualidade desejada e a qualidade percebida [Evaluating the practicum modelo f the masters’ in teaching of the University of Minho: Between the desired quality and the perceived quality]. Instrumento: Revista Estudos e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 2, p. 231-247. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29962. Acesso em: 17 dez. 2022.

VIEIRA, F.; FLORES, M. A.; SILVA, J. L. C. da; ALMEIDA, M. J. Understanding and enhancing change in post-Bologna pre-service teacher education: Lessons from experience and research in Portugal. In: AL BARWANI, T.; FLORES, M. A.; IMIG, D. (Eds.). Leading change in teacher education. Lessons from countries and education leaders around the globe. London, Milton Park: Routledge, 2019. p. 41-57.

VIEIRA, F.; FLORES, M.A; SILVA, J. L. C. da; ALMEIDA, M. J.; VILAÇA, T. Inquiry-based professional learning in the practicum: Potential and Shortcomings, Teaching and Teacher Education, vol. 105 (103429), 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103429. Acesso em: 19 dez. 2022.

VIEIRA, F.; SILVA, J. L.; VILAÇA, M. T. M. Formação de professores baseada na investigação pedagógica: Um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensino [Teacher education based on pedagogical inquiry: A study on the practicum of masters’ in teaching], Educação em Perspectiva, v. 11, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060. Acesso em: 2 dez.2022.

VININSKY, H.; SAXE, A. The best of both worlds: A proposal for hybrid teacher education. McGill Journal of Education, v. 51, n. 3, p. 1187–1196, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.7202/1039635ar. Acesso em: 12 dez. 2022.

WALTERS, S. M.; HIRSCH, S. E.; MCKOWN, G.; CARLSON, A.; ALLEN, A. A. Mixed-Reality Simulation With Preservice Teacher Candidates: A Conceptual Replication. Teacher Education and Special Education, v. 44, n. 4, p. 340–355, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/08884064211001453. Acesso em: 9 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-09

Como Citar

FLORES, M. A.; FERNANDES, E. L.; VILAÇA, M. T. M.; PARENTE, M. C.; CUNHA, A. Aprendizagem profissional e mentoring no contexto de estágio em ambiente online: resultados do projeto PRAC3. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023005, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/877. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.