A pesquisa-formação como ato de re-existência docente antes e durante a pandemia
Palavras-chave:
Formação docente. Atos de re-existência. Pesquisa-formação. Abordagem Qualitativa.Resumo
Esse artigo busca analisar a pesquisa-formação através da abordagem qualitativa em duas pesquisas distintas e relacioná-la com os chamados atos de re-existência, explicitando como esse processo se consolidou durante a pandemia. Essa proposta se baseia nos estudos de Macedo (2007); Behrens (2007); Paim (2012); Martins (2014). Os atos de re-existência visam promover momentos que comportem as subjetividades de cada professor possibilitando a expansão da sua inventividade e criatividade para que o docente possa partilhar entre seus pares novas oportunidades para que sejam eles os definidores de uma autoformação, que visa resistir a uma padronização proposta para a formação docente atual.
Downloads
Referências
ALVARADO PRADA, Luís Eduardo. Formação participativa de docentes em serviço. Tautabé: Cabral. Editora Universitária Ltda., 1997.
AMORIM, Marília. Para uma filosofia do ato: “válido e inserido no contexto”. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009. p. 34-67.
ANADÓN, Marta. A pesquisa dita “qualitativa”: sua cultura e seus questionamentos. Senhor do Bomfim, BA: UNEB/UQAC, 2005.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 439-455, set./dez. 2007.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reinaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.
GARFINKEL, Harold. Studies in ethnomethodologie. New Jersey: Printice Hall, 1976.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação no pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-80.
MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo, diversidade e equidade: luzes para uma educação intercrítica. Salvador: EDUFBA, 2007.
MACEDO, Roberto Sidnei. Avaliação na formação como atos de currículo: compreendendo e acompanhando sujeitos em aprendizagem formativa. In: EPENN: Educação, Direitos Humanos E Inclusão Social, 19., 2009. João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009. p. 1-11.
MACEDO, Roberto Sidnei. Implicação, autorização e standardização curricular: a formação de professores como re-existência. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.13, n.04, p. 733 - 750 out./dez. 2015.
MARTINS, Elcimar Simão. Formação contínua e práticas de leitura: o olhar do professor dos anos finais do ensino fundamental / Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1996.
NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Amp; Realidade, 44, 3, Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910 Acesso em: 28 ago. 2022.
OLIVEIRA, Zélia Maria Freire ‘Criativar’ a formação e a atuação do professor: uma necessidade no século XXI. Anais... X Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Curitiba, 2011.
PAIM, Ana Verena Freitas. A re-existência enquanto ato de currículo no contexto da formação de professores. Currículos e processos formativos: experiências, saberes e cultura. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 61-76.
REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Política pública, diversidade e formação docente: uma interface possível. 2013. 278 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
SOUSA, Carlos Henrique Andrade de. A formação continuada dos professores de língua estrangeira do Centro Cearense de Idiomas: interações, convergências e conflitos / Dissertação (mestrado) – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente Redenção, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.