Formação docente para Educação do Campo

as habilitações em Ciências da Natureza e Matemática

Autores

  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ariane Baffa Lourenço niversidade Federal da Grande Dourados
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Educação do campo, formação de professores, educação em ciências, educação matemática.

Resumo

A formação de professores para educação do campo configura-se como política pública que tomou corpo desde a última década no Brasil, especialmente após o estabelecimento das diretrizes operacionais para a educação básica do campo. Em 2006, as primeiras ofertas de cursos de graduação em educação do campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática ocorreram em quatro diferentes estados do país, em regiões que historicamente apresentavam número insuficiente de professores para atender à demanda. Um edital divulgado pelo Ministério da Educação em 2012 conclamou universidades públicas para a apresentação de propostas para novos cursos, mostrando demandas e potencialidades para o oferecimento. Considerando que são recentes, há um número limitado de produções acadêmicas sobre estes cursos. Dada a situação descrita, este artigo apresenta um estudo sobre características e referenciais teóricos que orientam a formação de professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo - habilitações em Ciências da Natureza e Matemática - oferecidos por instituições públicas federais brasileiras beneficiadas pelo edital de 2012. O material empírico foi construído a partir de revisão da literatura e análise de projetos pedagógicos, eletronicamente disponíveis, relativos aos cursos de graduação
em questão. Destaque-se que 42 propostas foram aprovadas pelo edital em tela e incluem instituições de ensino superior localizadas em todos os estados da federação, exceto São Paulo. Por fim, buscamos prestar contribuições à formulação de políticas públicas tendo em vista um sistema educacional que atenda às necessidades dos estudantes deste curso, para a construção de uma efetiva educação no/do campo.

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Biografia do Autor

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor, pesquisador do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Ariane Baffa Lourenço, niversidade Federal da Grande Dourados

Doutora, pesquisadora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor, pesquisador do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

OVIGLI, D. F. B.; LOURENÇO, A. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Formação docente para Educação do Campo: as habilitações em Ciências da Natureza e Matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 80–92, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1393. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos