APRESENTAÇÃO DOSSIÊ

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Fortes Universidade de Aveiro
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

formação. Gestores escolares. Coordenadores pedagógicos

Resumo

A formação e a atuação dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos : entre lições, limites e necessidades Maria Auxiliadora Soares Fortes, Osmar Hélio Alves Araújo, Ana Isabel Andrade, Luís Távora Furtado Ribeiro   O tema englobando gestão e organização das escolas tem sido amplamente discutida por alguns autores: Libâneo (2008); Lima (2003); Lück (2001), dentre outros, com destaque para o pressuposto de que o modo de gestão e de organização da escola influencia os atores sociais que compõem este universo, assim como este ambiente é influenciado pelas ações destes sujeitos, uma vez que a constituem e a definem com base em suas experiências vividas, seus valores, práticas e metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Fortes, Universidade de Aveiro

Doutora em Educação (UFC). Pós-Doutorado no Centro de Investigação Didactica Tecnologia em Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro – Portugal

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do PARFOR/Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Ceará - Brasil

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Professora Associada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

FORTES, M.A.S. GESTÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO – o cotidiano da escola municipal de Fortaleza. 50 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal). Centro de Estudos Sociais Aplicados. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/Ceará, 2014.

GATTI, B. A. et al Estudos sobre a Função do Assistente Pedagógico. Caderno de Pesquisa, nº 9, p 4-40. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1974.

LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Salvador. Jan/Jun 2009.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª Ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 2.ed.São Paulo: Cortez,2003.

LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MATE, C.H. Qual a identidade do coordenador pedagógico? In: BRUNO, E.B.G. et al. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. São Paulo: Loyola, 1998.

MONTEIRO, E. AMADO, C. Introdução. In: Coordenação Pedagógica em Foco.

Salto Para o Futuro. Ano XXII – Boletim 1 – Abril 2012.

ROMAN, M. D. O Professor Coordenador Pedagógico e o Cotidiano Escolar: um estudo de caso etnográfico. 237 p. Dissertação (Mestrado). Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

FORTES, M. A. S.; ARAÚJO, O. H. A.; ANDRADE, A. I.; RIBEIRO, L. T. F. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 1–4, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/354. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.