A formação continuada de professores

um espaço para autoria?

Autores

  • Jéferson Luís de Azeredo UNESC
  • Maria Cristina Corrêa Pizzollo
  • Ricardo Luiz de Bitencourt UNESC

Palavras-chave:

Professor. Formação. Autoria.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objeto de estudo os programas de formação continuada ofertados na rede pública de ensino para professores das séries iniciais, tendo em vista o espaço de autoria destinado a eles. O estudo contou com entrevistas a esses professores e com pesquisa bibliográfica, apresentando a forma como os programas de formação têm sido ofertados aos educadores, bem como seus impactos na prática em sala de aula e na construção da autoria do professor. São muitos os entraves que permeiam as políticas de formação continuada para professores no Brasil, e as possibilidades de ser um educador autor,
esbarram no fator tempo, periodicidade dos encontros e a falta das trocas de experiência entre os professores.

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Biografia do Autor

Jéferson Luís de Azeredo, UNESC

Mestre. Doutorando em Filosofia, Docente na Unesc. 

Maria Cristina Corrêa Pizzollo

Especialista. Unesc. 

Ricardo Luiz de Bitencourt, UNESC

Doutor em Educação. Docente no PPGE - Unesc. 

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Publicado

2018-06-18

Como Citar

LUÍS DE AZEREDO, J.; CRISTINA CORRÊA PIZZOLLO, M.; LUIZ DE BITENCOURT, R. A formação continuada de professores: um espaço para autoria?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 148–166, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/392. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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