Past and present in teacher education

through historical, legal and political perspectives

Authors

  • Ana Maria Iorio Dias Universidade Federal do Ceará
  • Carmensita Matos Braga Passos Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Higher education. Undergraduate teacher education. Basic Education.

Abstract

In this paper we present a discussion on teacher training in Brazil, from kindergarten to 5th grade of elementary school (teaching courses graduates) teachers and those who work from 6th to 9th and high school (coming from other degrees). We began by standing historical perspectives to get to the present, highlighting aspects that, in our view, challenge and question the training and practice of teaching. Then we do an analysis of legal documents that regulate the training of teachers, showing points clear and obstacles that remain. We conclude by presenting some bets, or supports, in the direction of a teacher training quality.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carmensita Matos Braga Passos, Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora institucional do PIBID na UFC.

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base de 1961 - Lei 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1961. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/108164/lei-de-diretrizes-e-base-de-1961-lei-4024-61 . Acesso em: 20 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Brasília, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 20 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm . Acesso em: 20 jul 2015.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 02/97. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasília, 1997. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB02_97.pdf. Acesso em: 19 jul 1997.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em 18 jul 2015.

Brasil. MEC/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental (1ª a 4ª Séries). Brasília, 1997. 10 volumes.

Brasil. MEC/Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998a. 3volumes.

BRASIL. MEC/ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries). Brasília, 1998b. 15 volumes.

BRASIL. MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília, 2000. 4 volumes.

BRASIL. Lei nº 10172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 20 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/9-uncategorised/821-lei-n-13-005-de-24-de-junho-de-2014-plano-nacional-de-educacao. Acesso em 21 jul 2015.

BRASIL. Resolução MEC/CNE nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/273923986/Resolucao-CNE-CP-02-2015#scribd. Acesso em 10 jul 2015.

CARNEIRO, M. A. LDB Fácil: leitura crítico compreensiva Artigo a Artigo. São Paulo; Vozes, 2001

CARVALHO, D. P. de. A nova Lei de Diretrizes e Bases e a Formação de Professores para a Educação Básica. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, 2012. In: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2.pdf. Acesso em 20 de julho de 2015.

CYSNEIROS, P. G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? In: Anais do IX ENDIPE, Águas de Lindóia, SP, 1998.

FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Edições Loyola, 1993.

FEITOSA, R. A.; DIAS, A. M. I. Contribuições gramscianas para a formação docente, desde o estágio supervisionado, na área de Ciências da Natureza. In: MELO, M. A.; NASCIMENTO, I. V. do. Licenciaturas: métodos e práticas em diálogo. São Luís – MA: EDUFMA, 2012, pág. 113-136.

FREITAS, L. C. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.

GENTILI, P. A falsificação do Consenso. Petrópolis: Vozes, 1998.

KUENZER, A. Z. O que Muda no Cotidiano da Sala de Aula Universitária com as Mudanças no Mundo do Trabalho? In: CASTANHO, S. e CASTANHO M. E. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor Adeus Professora? Novas Exigências Profissionais e Profissão Docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F. de; TOSHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

MOREIRA, A. F. Política Multicultural e Ação Docente. In: Anais do IX ENDIPE. Águas de Lindóia, SP, 1998.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Portugal: Publicações Europa-América, 1994.

NÓVOA, A. Os Professores na virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. In: Educação e Pesquisa, vol.25 no.1 São Paulo Jan./Jun 1999.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97021999000100002. Acesso em 19 de julho de 2015.

OLIVEIRA, D. M. de. A Formação de Professores na Lei 9394/96 - Um estudo comparativo das diretrizes estabelecidas para a formação de professores de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental nos anos 70 e nos anos 90. In: http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/EDU/edu1603.htm. Acesso em 20/jul/2015.

PASSOS, C.M.B. Novos Projetos Pedagógicos para Formação de Professores: registros de um percurso. Fortaleza: UFC, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tese. 2007.

ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SANTOS, B.S. Para uma Pedagogia do Conflito. In: SILVA, L.H. da. et al. Novos Mapas Culturais Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Editora Sulina, 1996.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. In: Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40 jan/abr. 2009, pág. 143-155.

SCHEIBE, L. Políticas para a Formação dos Profissionais da Educação neste Início de Século: análises e perspectivas. In: Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas, MG: 2003.

Published

2016-03-23

How to Cite

DIAS, A. M. I.; PASSOS, C. M. B. Past and present in teacher education: through historical, legal and political perspectives. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 85–108, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1834. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)