De pedagogos a professores

balanço de uma década das diretrizes curriculares dos cursos de pedagogia no Brasil

Autores/as

  • Aline Daiane Nunes Mascarenhas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Amélia Santoro Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Diretrizes curriculares. Pedagogia. Formação de Professores.

Resumen

As diretrizes curriculares nacionais que normatizam os cursos de Pedagogia no Brasil, acabam de completar uma década. Considerando-se os embates que precederam a efetivação de tais diretrizes, as incongruências epistemológicas percebidas por muitos pesquisadores, pergunta-se neste trabalho: quais os rebatimentos da nova estrutura curricular imposta pelas diretrizes, sobre os processos de formação de pedagogos? Como a dubiedade epistemológica da Pedagogia, entre ser bacharelado ou ser licenciatura, foi vivenciada na organização curricular dos referidos cursos? Para esse estudo, foi realizada uma meta-análise a partir de pesquisa de autoria de Mascarenhas (2015), em que se utilizou de questionários, de grupo focal e de análise documental, em triangulação com outras pesquisas já publicadas ,com base em trabalhos de Pimenta (1998; 2002, 2004), Libâneo (2000; 2006; 2010) e Franco (2008) que denunciam, a problemática em torno de um currículo fragmentado e a defesa do campo teórico da Pedagogia como a base da formação e da atuação profissional do pedagogo. Foi possível constatar a insuficiência da carga horária para formar perfis de diferentes profissionais em um único curso; bem como a descaracterização da figura do Pedagogo e de sua identidade profissional. Os dados sugerem a necessidade de uma reestruturação das referidas diretrizes, e a organização de dois trajetos formativos nos cursos de Pedagogia: um focado na licenciatura, com vistas a uma densa formação do professor das séries iniciais e educação infantil e outro, no bacharelado, para administração, coordenação e gestão escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria Amélia Santoro Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Citas

ANFOPE et al. Seminário Nacional sobre a formação dos profissionais da educação, 7. Brasília-DF, 07 de junho de 2005. 2005c. Mimeo.

ANFOPE et al. Considerações das entidades nacionais de educação – ANPED, CEDES, ANFOPE E FORUMDIR – sobre a proposta de resolução do CNE que institui diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 14 de abril de 2005. 2005a. Mimeo.

ANFOPE et al. Documento das entidades sobre a resolução do CNE. Abril de 2005. Campinas, 2005b. Mimeo.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991: diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao >. Acesso em: jan. 2014.

BRASIL. CNE. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 05/2005. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Encaminhado para homologação do MEC. 13 de dezembro de 2014. Brasília: CNE, 2005b.

BRASIL. CNE. Conselho Pleno. Projeto de Resolução. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, março de 2005. Brasília: CNE, 2005a.

BRASIL. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Parecer n. 251/62. Currículo mínimo e duração do curso de pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, n. 11, p. 59-65, 1963.

BRASIL. Parecer n. 252, de 11 de abril de 1969. Estudos pedagógicos superiores. Mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documento, n. 100, p. 101-17, 1969.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogo: Delineando identidades. Revista UFG, Goiânia, n. 10, ano 13, p. 120-132, jul. 2011.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, Pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.

FENERSE et al. Carta Aberta. SP, 2005. Mimeo.

FORUMDIR. Considerações do FORUMDIR sobre a proposta do Conselho Nacional de Educação de resolução que institui diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia. 2005. Mimeo.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2. ed., 2008.

FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Revista Educação em foco, Belo Horizonte, ano 14, n. 17, p. 55-78, jul. 2011.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, Especial, p. 843-876, out. 2006b. Disponível em: < http://www.cedes.unicamp.br >. Acesso em: 12 de janeiro de 2015.

LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista brasileira de Estudos Pedagógico, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Revista Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001.

LIBÂNEO, J. C. A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências. In: LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da escola. Porto Alegre: Editora Alternativa. 2001.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, S G. (Org.). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Que destino os educadores darão a Pedagogia. In: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos para que? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Diretrizes curriculares da Pedagogia: um adeus à Pedagogia e aos Pedagogos? Novas subjetividades, currículos, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE

ENSINO. 2006. Anais... Recife: ENDIPE, 2006a, p. 213- 242.

MANIFESTO dos Educadores Brasileiros. 2005. Mimeo. Acesso em: 11 de outubro de 2012.

MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes. Formação de pedagogos e identidade profissional: tensões sobre a diversidade de habilitações profissionais. 192 f. il. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

NOVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, S. G. (Org) Pedagogia, ciência da educação? SP: Cortez. 1996

PIMENTA, S. G. “Prefácio”. In: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

PIMENTA, S. G. A prática (e a teoria) docente re-significando a Didática. In: OLIVEIRA (Org.) Confluências e divergências entre Didática e Currículo. Campinas: Papirus, p. 153-176, 1998.

PIMENTA, S. G. Panorama atual da didática no quadro das ciências da educação: Educação, pedagogia e didática”. In: PIMENTA, Selma G. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, S. G. Pedagogia: sobre Diretrizes Curriculares. Fórum Nacional de Pedagogia 2004, Belo Horizonte, julho de 2004. Disponível em: < http://gie.cespe.unb.br/moodle/Videos/CursoPAS/Pedagogia_Diretrizes_Selma_Garrido_Pimenta.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2014.

SAVIANI, D. Pedagogia: O Espaço da Educação na Universidade. Caderno de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.

TANURI, L. História da formação de professores. In: SAVIANI, D; CUNHA, L. A.; CARVALHO, M. M. C. de. 500 anos de educação escolar. São Paulo: ANPED/Autores Associados, 2000.

Publicado

2016-12-10

Cómo citar

MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. De pedagogos a professores: balanço de uma década das diretrizes curriculares dos cursos de pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 41–55, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1296. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.