Avaliação no ensino superior
a influência do sexo na avaliação na formação inicial de professores
Palavras-chave:
Ensino Superior. Avaliação. Género. Formação Inicial de professores.Resumo
Este estudo exploratório, partiu da constatação da inversão de valores entre as notas de acesso à
unidade curricular de Estágio Pedagógico, dos professores-estagiários do sexo masculino e do
feminino e a respetivas notas finais, e tenta compreender/identificar, através da perspetiva dos
estagiários relativamente ao experienciado na unidade curricular, razões para aquela inversão.
Construímos um questionário com quatro grupos de questões que aplicámos a 106 professoresestagiários. Conciliámos uma metodologia quantitativa no tratamento das questões fechadas
traduzida em técnicas de estatística descritiva, com uma metodologia qualitativa de análise de
conteúdo das questões abertas e semiabertas. Nestas usámos um processo de categorização por
critério semântico, com dimensões previamente definidas e coincidentes com as grandes questões
colocadas, mas sem categorias constituídas à partida, tendo sido seguido um processo de discussão
entre pares para a validação daquelas categorias e para a codificação dos respetivos segmentos de
registo. Os resultados não suportam nem justificam a prevalência de qualquer dos sexos na
avaliação final do Estágio, não se justificando a maior valoração do sexo masculino que despoletou
este estudo, reforçando-se a pertinência do prosseguimento de validação do questionário
construído, assim como do estudo de problemáticas relativas ao sexo do aluno e sexo do avaliador
versus a avaliação.
Downloads
Referências
ALVES, P. Inovar a avaliação: profusão discursiva ou processo de inovação endógeno?. In:
PACHECO, A., MORGADO, J., MOREIRA, A. (org.) Globalização e (Des)igualdades: desafios
contemporâneos. ed. Porto: Porto Editora, 2007, p. 95-102.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1979. p. 95-102
BATISTA P., LEITE QUEIRÓS, P. O Estágio profissional enquanto espaço de formação
profissional. Porto: Editora FADEUP, 2013
BONAR, X. Las actitudes del profesorado ante la coeducación. Barcelona: Graó, 1997
COLÁS, P, JIMÉNEZ, R. Tipos de conciencia de género del profesorado en los contextos escolares.
Revista de Educación – Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Madrid, n. 340, p.415-444,
may./ago. 2006.
DE KETELE, J.M.. À la recherche de paradigmes unificateurs ou de paradigms intégrateurs? In : L.
MOTTIER LOPEZ, G. FIGARI (Eds) Modélisations de l'évaluation en éducation.
Questionnements épistémologiques. ed. Bruxelles: De Boeck, 2012, p. 195-210.
FERNANDEZ, M.L. Los estereotipos de género en las clases de Educación Física en nivel medio.
Tesis de licenciatura en Gestión de Instituciones Educativas. Universidad Abierta Interamericana.
p. 91.
HADJI, C. A Avaliação, regras do jogo, das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora,
HORTIGÜEGA-ALCALÁ, D., PÉREZ-PUEYO, A., LÓPEZ- PASTOR, V. Implicación y
regularización del trabajo del alumnado en los sistemas de evaluación formativa en educación
superior. RELIEVE, Valencia, n. 21, 2015.
JORDÁN, O. La autonomía e iniciativa personal: estrategias didácticas y diseño curricular. In:
Jordán, O., Campos, R. Las Competencias básicas desde la Educación Física, Barcelona: INDE,
, p.39.
GARGALLO, B., SÁNCHEZ, F., ROS, C., FERRERAS, A. Estilos docentes de los profesores
universitarios. La percepción de los alumnos de los buenos profesores. Revista Iberoamericana de
Educación, n. 51, may. 2010
GOMES, R. As Teorias Implícitas da Personalidade e os Comportamentos de Ensino. Boletim
Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 1, 1991, pp 41-74.
GUTIÉRREZ-GARCIA, C., PÉREZ-PUEYO, Á., PÉREZ-GUTIÉRREZ, M. Precepciones de
Profesores, Alumnos y Egresados Sobre los Sistemas de Evaluación en Estudios Universitarios de
Formación del profesorado de Educación Física. Ágora para la Educación Física y el Deporte, n.15
(2), 2013, p.130-151.
MARTEL, A. Intervenciones educativas en favor de niñas y mujeres brillantes. In: Ellis, J.,
Willinsky, J. (Ed.). Niñas, mujeres y superdotación. Un desafío a la discriminación educativa de
las mujeres, Madrid: Narcea, 1999, pp. 79-97.
NOIZET, G., CAVERNI, J.P. Psicologia da Avaliação Escolar. Coimbra: Coimbra Editora, 1985
RIBEIRO DA SILVA, E. Formação Inicial de Professores – Avaliação do Modelo de Estágio
Pedagógico em Educação Física no Ensino Superior Universitário. Tese de Doutoramento,
Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, 2013
RIBEIRO DA SILVA, E. O Modelo de Estágio Pedagógico em Educação Física: pontos fortes
percebidos por professores-estagiários e orientadores. In: Formação Inicial de Professores –
Reflexão e Investigação da Prática Profissional, Porto: Editora Educar, UP, 2014, pp. 127-144
REBOLLO CATALÁN, Mª A., GARCÍA PÉREZ, R., PIEDRA, J., VEGA, L. Diagnóstico de la
cultura de género en educación: actitudes del profesorado hacia la igualdad. Revista de Educación,
n. 355, pp.521-546, may./ago. 2011.
HELLÍN, P., MORENO, J. A., RODRÍGUEZ, P. L. Influencia social del género y de la percepción
de competencia en la valoración de las clases de educación física. Revista Española de Educación
Física y Deportes, n. 5, pp. 37-49, 2006.
BLAIKIE, F., SCHÖNAU, D., STEERS, J. Students' Gendered Experiences of High School Portfolio
Art Assessment in Canada, The Netherlands, and England. Studies in Art Education, v. 44, n. 4, pp.
-349, 2003
SCRATON, S. Educación Física de las niñas: un enfoque feminista. Madrid: Morata, 1995
SPENDER, D. Invisible Somen: the Schooling Scandal. London: Writers and Readers Publishing
Cooperative, 1982
ONOFRE, M. Prioridades da formação profissional dos professores de Educação Física. Atas do IX
Simposium de Poio, pp. 991-1004, 2014
FORMOSINHO, J e NIZA, S. Anexo de enquadramento à Recomendação sobre a Iniciação à
Prática Profissional: Cursos de Formação Inicial de Professores. Lisboa: Instituto Nacional de
Formação Profissional, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.