Saberes docentes de professores iniciantes graduados em Ciências Biológicas

Autores

  • Lara Cassiano Pedreira Lopo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal
  • Amanda de Mattos Pereira Mano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Naviraí- MS

Palavras-chave:

Identidade docente, Biologia, Trabalho docente

Resumo

Resumo: Este artigo parte da problemática em torno dos anos iniciais da carreira docente e teve por objetivo investigar os saberes docentes de professores de Ciências e/ou Biologia, em início de carreira, das redes públicas estadual e municipal do interior de Mato Grosso do Sul. Para a coleta de dados, foram empregadas entrevistas semiestruturadas junto a quatro professores iniciantes, considerando-se até quatro anos de exercício da docência. Após, as entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo. Percebe-se que estes docentes consideram os denominados saberes pedagógicos e os saberes experienciais como importantes para o início da carreira, isto é, os saberes aprendidos durante a graduação são base para a prática, mas aperfeiçoam tais conhecimentos durante o exercício da profissão. Discute-se a necessidade de reformulação dos cursos de formação inicial e continuada de professores, bem como o investimento na carreira docente, sobretudo em seu período inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Cassiano Pedreira Lopo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Mestra em Educação. Professora da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação/Corumbá-MS. https://orcid.org/0000-0002-7423-8594. E-mail: lopolara@outlook.com

Amanda de Mattos Pereira Mano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Naviraí- MS

Doutora em Educação. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí-MS. https://orcid.org/0000-0003-2924-583X. E-mail: amanda.mano@ufms.br

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas de iniciação à docência para uma formação profissional qualificada. In: ANDRÉ, M. E. D. A. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016. p. 49-70

ARAÚJO, Kátia. Os saberes docentes dos professores iniciantes do Ensino Superior: um estudo na universidade federal de Pernambuco. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, A. M. R. Dificuldades e superações na fase inicial da docência em matemática sob diferentes olhares: professores iniciantes e professores experientes. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CNEM, II, 2011. Ijuí. Anais [...]. Ijuí: CNEM, 2011.

BERTOTTI, R. G.; RIETOW, G. Uma breve história da formação docente no Brasil: da criação das escolas normais às transformações da ditadura civil militar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, XI. 2013, Paraná. Anais [...]. Paraná: EDUCERE, 2013.

BIANCHI, A. C. de M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

BRASIL. Censo da Educação Superior. Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2022.

BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010.

CUNHA, E. R. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, Belém, v. 1, n. 2, p. 31-40, 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Pesquisa qualitativa: teoria e prática. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, J. A. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. Vidas de professores, Porto Editoras, Porto, v. 2, p. 31-61, 1992.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2004.

LIMA, E. F. de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, 2004.

LOPO, Lara Cassiano Pedreira. Os saberes docentes de professores graduados em Ciências Biológicas: um estudo com professores iniciantes. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2023.

MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, Maria Beatriz. Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia, Natal, v. 23, n. 3, p. 236-247, 2018.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

PAGANINI-DA-SILVA, E; MANO, A. de M. P. Identidade profissional docente: concepção de futuros professores. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. 1, p.184-208, jan./abr. 2018.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.

ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista brasileira de educação, v. 12, p. 94-103, 2007.

SODRÉ, D. O. R. Solidão docente em contradição com o trabalho coletivo: um estudo a partir dos professores iniciantes/ingressantes da SEEDF. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2002.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, p. 551-571, 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado

2024-11-11

Como Citar

CASSIANO PEDREIRA LOPO, L.; DE MATTOS PEREIRA MANO, A. Saberes docentes de professores iniciantes graduados em Ciências Biológicas . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1916. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.