Conhecimentos para/na/da prática
Apontamentos sobre a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional na formação inicial
Palavras-chave:
Formação Inicial, Aprendizagem da Docência, Desenvolvimento Profissional da DocênciaResumo
O presente ensaio teórico se localiza no campo de estudos e pesquisas de formação inicial de professores. Entendendo que o momento formativo inicial é também espaço para a aprendizagem da docência e para o processo de desenvolvimento profissional, o texto de natureza qualitativa, baseado na literatura especializada, discute três entendimentos sobre a categoria de aprendizagem da docência, relacionando-as com o desenvolvimento profissional e a constituição das identidades dos sujeitos. Nesse sentido, a discussão sobre a etapa inicial de formação contribui para a reflexão crítica das orientações para as práticas educativas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli, E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos de 1990 e 2000. Formação Docente, Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso em: julho de 2020.
AZEVEDO, Rosa, O. M.; GHEDIN, Evandro; SILVA-FORSBERG, Maria C.; GONZAGA, Amarildo, M.; Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p 997-1026, set./dez. 2012.Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo>. Acesso em: julho de 2020.
BRZEZINSKI, Iria. Pesquisa sobre formação de profissionais da Educação no GT 8/ Anped: travessia histórica. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, ago./dez. 2009.
CHAMON, Magda. O instituído e o instituinte nos cursos de formação de professores: desafios da contemporaneidade. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 71-80, jan./jul. 2011. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso em: julho de 2020.
COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan. L. Relationship of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, n. 24, p. 249-305, 1999.
DINIZ- PEREIRA, Júlio E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Educação e contemporaneidade, Salvador, v.22, n.40, p.127-135, jul./dez.2013.
FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras? 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 208p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013. 143p.
GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de Matemática em início de carreira. 2007. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294 p. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf acesso em out/2013>. Acesso em: julho de 2020.
GATTI, Bernadete Angelina et al. A atratividade da carreira docente no Brasil. Estudos e Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 1, p. 139-210, 2010.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf. Acessado em: julho de 2020.
GATTI, Bernadete Angelina; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S.; FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Textos FCC, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 1-120, set. 2014.
IMBERNÓN, Francisco. La formación y desarrollo profesional del profesorado: Hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: Graó, 1994.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127p.
MARCELO GARCÍA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso em: julho de 2020.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Políticas de insertion en la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarollo profesional docente. Santiago: Preal, 2011. (Documento do Preal, n. 52).
MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M.; LIMA, E. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002. 203p.
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernadete A.; SILVA JUNIOR, Celestino; PAGOTO, Maria D. S.; NICOLETTI, Maria da Graça. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013. p. 23-54.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.
NÓVOA. A. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p.1-27,1992.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. 1995. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: julho de 2020.
NÓVOA, António. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, Bernadete A.; SILVA JUNIOR, Celestino; PAGOTO, Maria D. S.; NICOLETTI, Maria da Graça (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013. p.200-227.
PASSOS, Marinez, M.A.; NARDI, Roberto; ARRUDA, A formação de professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área de educação matemática. In: NARDI, Roberto (Org.). Temas sobre a formação de professores (online). São Paulo: Unesp, 2006. p. 194-207. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em: julho de 2020.
PONTE, P. J. Da formação do desenvolvimento profissional. In: Actas do Profmat Lisboa: APM, 1998. p. 27-44.
ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Formação Docente, Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, n. 1, p. 57-70, ago./dez 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso em: julho de 2020.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 77-91.
SOUTO, Romélia Mara; PAIVA, Paulo Henrique A. A. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma licenciatura em matemática. Pro posições, Campinas, v. 24, n. 1, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000100013&lng=pt#1a>. Acesso em: julho de 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.