Despertando emoções nos anos iniciais do ensino fundamental através da aprendizagem da matemática

Autores

  • Fabiana Moreno das Neves
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle
  • Idio Fridolino Altmann

Palavras-chave:

Ensino da Matemática. Metodologias inovadoras. Aprendizagem ativa.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a metodologia da aprendizagem ativa para a matemática nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que buscou seus dados em uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foi possível verificar que essa metodologia acrescenta possibilidades de desenvolvimento aos envolvidos, oportunizando prazer em fazer novas descobertas. Através dessa metodologia, recursos e ambiente podemos despertar a curiosidade e as emoções dos educandos, desenvolvendo o pensamento matemático por meio da resolução de problemas e compreensão da importância do universo numérico, conferindo-lhe os respectivos significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Moreno das Neves

Mestranda em Educação na Universidade La Salle

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5871-3060

Idio Fridolino Altmann

Mestrando em Educação na Universidade La Salle. Especialista em Gerenciamento de Projetos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5420-6894

Referências

AUSUBEL, David P.; ROBINSON, Floyd G. School learning: an introduction to educational psychology. New York: Rinehart and Winston, 1969.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundolíquidomoderno. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. rev. e actual. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed.- Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em jun. 2020.

CARVALHO, Diego de; BOAS, Cyrus Antônio Villas. Neurociências e formação de professores: reflexos na educação e economia. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 98, p. 231-247, 2018.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Tradução: Rodrigo Sandemberg. Edição atualizada e ampliada. Porto Alegre: Bookmann, 2012.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª séries, para estudantes do curso de magistério e professores do 1º grau. 12. ed. SP: Ática, 2003

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, 1999. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em 12 jun. 2020.

DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. SP: Atlas, 2002.

GASTARDELLI, Gustavo. (Org.). Aprendizagem ativa: desafios para uma educação disruptiva. Caxias do Sul: Editora da AESC, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 28. ed.-Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SCHNEIDER, Sergio; SCHMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998 Disponível em: http://www.ufrgs.br/pgdr/arquivos/373.pdf. Acesso em 11 jun. 2020.

VICKERY, Anitra. Aprendizagem Ativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 28. ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2020-06-15

Como Citar

NEVES, F. M. das; JUNG, H. S.; ALTMANN, I. F. Despertando emoções nos anos iniciais do ensino fundamental através da aprendizagem da matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020010, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/34. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)