O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

para onde caminha o programa de formação de professores?

Autores

  • Shirlei de Souza Corrêa UNIVALI
  • Maike Cristine Kretzschmar - Ricci Secretaria da Educação de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação continuada; Políticas públicas; Ensino Médio

Resumo

O movimento denominado Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, lançado pelo Ministério da Educação em 2013, consolidou, entre outras questões, o programa de formação continuada para os professores das escolas de Ensino Médio. O ineditismo dessa formação consolidou um importante movimento na educação brasileira – considerando os problemas vivenciados historicamente por esta etapa e a busca pela articulação destes. Os resultados socializados evidenciam o sucesso desse programa, apontando modificações no cotidiano escolar. Contudo, por conta da mudança do governo (2016), esse projeto, entre outros, foi bruscamente interrompido, consolidando, portanto, a histórica característica da descontinuidade das políticas públicas no Brasil.

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Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, UNIVALI

Pedagoga, Mestrado em Educação e Doutorado em curso pela UNIVALI – Itajaí/SC. Docente do curso de
Pedagogia. 

Maike Cristine Kretzschmar - Ricci, Secretaria da Educação de Santa Catarina

Pedagoga, Mestre em Educação na UDESC. Gerente de Supervisão da Educação Básica e Profissional da
Secretaria da Educação de Santa Catarina. 

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

DE SOUZA CORRÊA, S.; CRISTINE KRETZSCHMAR - RICCI, M. O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio: para onde caminha o programa de formação de professores?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 362–376, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/403. Acesso em: 24 nov. 2024.

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