Bolonha 2015
o estado das coisas
Palabras clave:
Educação Superior. Portugal. Erro.Resumen
O estudo aborda, em primeiro lugar, o enquadramento político/educacional da formação inicial de professores no quadro do recentemente criado Espaço Europeu de Ensino Superior esgrimindo argumentos que ajudem a perceber se um tal projecto político pretende legitimar uma lógica de mudança orientada para o desenvolvimento humano de carácter cooperativo e emancipatório ou de índole economicista no quadro da globalização neoliberal. Num segundo tempo, apresenta-se uma análise crítica sucinta da organização actual da formação inicial de professores como resultado da escolha feita entre as duas lógicas de mudança acima referidas. O estudo debruça-se em seguida sobre problemas e dilemas suscitados pelo desenvolvimento do processo em curso e apresenta propostas de melhoramento sustentadas no quadro de uma participação cidadã.
Descargas
Citas
AMARAL, A., “Managerialismo e Governação das Instituições do Ensino Superior”, em Formas de Governo do Ensino Superior, Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2004.
ANTUNES, F., “O Espaço de Ensino Superior para uma Nova Ordem Educacional?”, Educação Temática Digital, 9, nº esp., 2007, pp. 1-28.
BENTO, J.O., “Por uma Univercidade anticonformista”, Porto: U.Porto, 2014.
CACHAPUZ, A., SANTOS, M. S., LIMA, I. P., “Declaração de Bolonha e o Sistema de Graus do Ensino Superior - bases para uma discussão”, Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2002.
CACHAPUZ, A.,”A Construção do Espaço Europeu de Ensino Superior. Um case study da globalização”, em Universidade Contemporânea: políticas do processo de Bolonha, SP: Pereira, E. e Almeida, M. (orgs.), Campinas: Mercado das Letras, 2009, pp. 13-26.
CACHAPUZ, A.,“Bolonha 2010”,em Reforma Universitária e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior, análise de uma década do processo de Bolonha, Pereira, E. M. e Almeida, M.L (orgs.), Campinas: Mercado das Letras, 2011, pp. 93-106.
CACHAPUZ, A.,“A Universidade na encruzilhada de paradigmas”, em Educação IberoAmericana uma análise para além das perspectivas mercadológicas da produção de conhecimento, Almeida, M.L e Catani, A. (orgs.), Campinas: Mercado das Letras, 2015, pp. 256-269.
DECRETO LEI 79/2014, Ministério da Educação e Ciência, Lisboa: Diário da República, 14 de Maio, 2014.
FERREIRA, V., Pensar, Lisboa: Bertrand, 1992.
HILDEBRAND, M., “Overview of the development of academic recognition practices in Europe”. Higher Education in Europe, 1996, vol.XXI (4), pp. 39-49.
KEELING, R., “The Bologna Process and the Lisbon Research Agenda: the European Commission´ Expanding Role in Higher Education Discourse”, European Journal of Education, 2006, 41(2), pp. 203-223.
MAASSEN, P., “The Modernisation of Higher Education Governance in Europe”, em Políticas do Ensino Superior, Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2008, pp. 71-106.
MORIN, E., Os sete saberes necessários à Educação do futuro. S. Paulo:Cortez, 2000.
OLIVEIRA , T. e Holland, S.,“Retórica e Realidades nas Reformas de Ensino Superior e no Processo de Bolonha”. Ensino Superior, 2008, nº 29, pp. 19-23.
SIMÃO, V., SANTOS, M. S., COSTA, A., Ensino Superior: uma visão para a próxima década, Lisboa: Gradiva, 2002.
Sítios úteis:
- Declaração de Bolonha:
http://www.unige.ch/cre/activities/Bologna%20Forum/Bologna_welcome.htm
- Agenda/Estratégia de Lisboa:
en.wikipedia.org/wiki/Lisbon_Strategy
- EQF “European qualifications framework for lifelong learning”, Staff Working Document/(2005)/Brussels:
http://europa.eu.int/commom/education/policies/2010/doc/basic2004.pdf (em particular caps. 3 e 5)
- Reforma curricular e sistemas de governança na Europa:
www.esmu.be (em particular o estudo, “The extend and impact of Higher Education curricular reform across Europe)
www.eua.be (TRENDS V, Universities Changing the European Higher Education Area, 2007)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.