Bolonha 2015

o estado das coisas

Autores

  • António Cachapuz Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Educação Superior. Portugal. Erro.

Resumo

O estudo aborda, em primeiro lugar, o enquadramento político/educacional da formação inicial de professores no quadro do recentemente criado Espaço Europeu de Ensino Superior esgrimindo argumentos que ajudem a perceber se um tal projecto político pretende legitimar uma lógica de mudança orientada para o desenvolvimento humano de carácter cooperativo e emancipatório ou de índole economicista no quadro da globalização neoliberal. Num segundo tempo, apresenta-se uma análise crítica sucinta da organização actual da formação inicial de professores como resultado da escolha feita entre as duas lógicas de mudança acima referidas. O estudo debruça-se em seguida sobre problemas e dilemas suscitados pelo desenvolvimento do processo em curso e apresenta propostas de melhoramento sustentadas no quadro de uma participação cidadã.

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Biografia do Autor

António Cachapuz, Universidade de Aveiro

Professor doutor da Universidade de Aveiro/CIDTFF, Aveiro, Portugal.

Referências

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Sítios úteis:

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- Reforma curricular e sistemas de governança na Europa:

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www.eua.be (TRENDS V, Universities Changing the European Higher Education Area, 2007)

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Publicado

2016-03-23

Como Citar

CACHAPUZ, A. Bolonha 2015: o estado das coisas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 36–50, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1830. Acesso em: 1 set. 2024.

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