Revisão Integrativa sobre Ensino de Psicologia na Formação Inicial Docente no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Psicologia. Educação. Formação docente.

Resumo

A psicologia educacional influenciou a formação docente no Brasil desde as Escolas Normais, passando pela regulamentação profissional em 1962 e os currículos das licenciaturas atuais. Este estudo busca compreender as contribuições da psicologia na formação inicial docente, analisando disciplinas e conteúdos psicológicos nas licenciaturas. Utilizou-se uma revisão integrativa qualitativa, com estudos publicados entre 2013 e 2023 nas bases Periódicos Capes e Scielo. Após critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 estudos, com análise temática realizada nos softwares Parsifal e MaxQDA. Os resultados destacam as contribuições da psicologia em aspectos teóricos e metodológicos, com teorias como Vigotski, Piaget e Rogers, que aprofundam a compreensão do desenvolvimento humano, aprendizagem e diversidade cultural. Questões como bullying e altas habilidades ilustram a relevância psicológica nos desafios educacionais. Apesar de avanços, persiste o debate sobre seu papel emancipatório ou utilitarista na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Mateus dos Santos Jacinto , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Psicologia pela UNEB. Mestre e doutor em Psicologia pela UFBA. Coordenador do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ: Observatório Psicologia e Desenvolvimento Humano. Professor auxiliar na UESB.

Hellen Mara Moreira Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Psicologia na modalidade do Bacharelado e Licenciatura pela UESB, Bolsista de Iniciação Científica (FAPESB): Psicologia na formação docente. Membro do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ: Observatório Psicologia e Desenvolvimento Humano.

Referências

ABEL, R.; BURKE, J. Perceptions of school psychology services from a staff perspective. Journal of School Psychology, Amsterdã, v. 23, p. 121-131, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0022-4405(85)90003-2.

ANTUNES, M.School and Educational Psychology: History, Commitments, and Perspectives. School and Educational Psychology, São Paulo v. 12, p. 469-475, 2008. Disponível em:https://www.scielo.br/j/pee/a/kgkH3QxCXKNNvxpbgPwL8Sj/?format=pdf&lang=pt.

ANTUNES, D. D.; SOPELSA, O. Concepts of learning: in initial teacher education and teaching. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Corunha, Espanha, v. 8, p. 319-322, 2017.

BRASIL. Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1962.

CHECCHIA, A. K. A.; SAWAYA, S. Contributions of school psychology to teacher education in private universities in São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, p. e226497, 2021.

COSTA, E. R. da; ARAÚJO, J. P. (Ed.). Teacher education: writing the self in the learning of psychology and sociology. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, p. e221843, 2021.

FENDLER, L. The magic of psychology in teacher education. Journal of Philosophy of Education, Oxford, Reino Unido. v. 46, p. 332-351, 2012. Available at: https://doi.org/10.1111/J.1467-9752.2012.00865.X.

GUZZO, R. S. L; MEZZALIRA, A. S. C.; MOREIRA, A. P. G.; SANT’ANA, I. M. School and Community: Challenges and Issues for Psychology. In: Jorge Mario Flores Osorio; Luis Huerta-Charles; Omar Alejandro Bravo. (Org.). Las Ciencias Sociales: al otro lado del discurso neoliberal. Tijuana / México: Universidad de Tijuana /Cut, 2020, v. 1, p. 115-128.

HURT, B.; SPRINTHALL, N. Psychological and Moral Development for Teacher Education. Journal of Moral Education, Londres, Reino Unido. v. 6, p. 112-120, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0305724770060204.

JACINTO, P. M. S. Projeto 1 - Ementas de disciplinas de psicologia nos cursos de licenciatura de IES públicas da Bahia. Recurso online. Open Science Framework, 2024. Disponível em: osf.io/fk9m4

JACINTO, P. M. dos S. Education as a Commitment of the Psychology Councils System: Analysis of the Deliberative Papers from the National Psychology Congresses. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-71990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71990. Acesso em: 26 nov. 2024.

LANCILLOTTI, S. Psychology Manuals – Work Tools Used in the Education of Teachers in São Paulo (1920-1940).Cadernos de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 1, 2013.

LOHSE-BOSSENZ, H.; KUNINA-HABENICHT, O.; KUNTER, M. The role of educational psychology in teacher education: expert opinions on what teachers should know about learning, development, and assessment. European Journal of Psychology of Education, Heidelberg, Alemanha, v. 28, p. 1543-1565, 2013. Available at: https://doi.org/10.1007/S10212-013-0181-6.

MACHADO, C. A.; COSTA, L. B. da. Teaching psychology in teacher education: an approach to possible dialogues. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 2, p. 221-234, 2016.

MAGALHÃES, G.; MARTINS, L.Eleven Theses on the Relationship Between Educational Psychology and School Pedagogy. Educação em Questão Journal, Natal, [S. l.], v. 58, n. 55, 2020.

MARTINS, R. L. D. R.; TOSTES, L. F.; MELLO, A. da S. Early childhood education and teacher training: analysis of the syllabi and bibliographies of physical education courses. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 705-720, 2018.

MARINHO-ARAUJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. de (orgs.). School Psychology: Construction and Consolidation of Professional Identity. 4. ed. Campinas: Alínea, 2014.

MEIRELES, J.; GUZZO, R. S. L. Class Assemblies: School Psychology in promoting student participation.In: Claisy M. M.; Teixeira, A. M. B. (Org.). Práticas Exitosas Em Psicologia Escolar Crítica, Campinas: Ed. Átomo & Alinea, 2020, v. 1, p. 91-103.

PATTO, M. H. S. The production of school failure: stories of submission and rebellion. Instituto de Psicologia, São Paulo, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587596334. Disponível em:

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/932.

RASIA, M. da G. R. The Historical-Cultural Psychology in Teacher Education. Ensino em Revista, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 183-195, 2015.

ROCHA, R. J. Traces of knowledge to teach and for teaching in the mathematical education of teacher training students from Caravelas–BA. Revista de História da Educação Matemática, Salvador, v. 5, n. 1, 2019.

RONDINI, C. A. Paths and missteps in teacher education for working with students with giftedness/talents. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, São Carlos, v. 11, n. 22, p. 79-94, 2019.

SANTANA, M. L. S. Contributions of educational psychology in teacher education(s) at the frontier. Itinerarius Reflectionis, Boa Vista, v. 14, n. 1, p. 01-19, 2018.

SILVA, E. N. da; ROSA, E. C. de S. Do teachers know what bullying is? A topic for teacher education. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, p. 329-338, 2013.

SHUELL, T. The Two Cultures of Teaching and Teacher Preparation. Teaching and Teacher Education, Amsterdã, Países Baixos.v. 8, p. 83-90, 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0742-051X(92)90042-2.

SOUSA, L. M. M.; MARQUES-VIEIRA, C. M. A.; SEVERINO, S. S. P.; ANTUNES, A. V. The integrative literature review methodology in nursing. Revista Investigação em Enfermagem, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 17-26, 2017.

SOUSA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102–106, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134.

WALTER, F. O. What if the report were Victor's? Thinking with cinema about otherness, imagination, and psychology in teacher education. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. e20190015, 2021.

Publicado

2025-03-25

Como Citar

DOS SANTOS JACINTO , P. M.; MOREIRA CARDOSO, H. M. Revisão Integrativa sobre Ensino de Psicologia na Formação Inicial Docente no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e025002, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2157. Acesso em: 29 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.