Epistemologia e práticas em educação ambiental

uma aproximação pelo pensamento complexo

Autores/as

  • Ivan Fortunato IFSP - Itapetininga
  • Izabel Petraglia -

Palabras clave:

Educação Ambiental. Pensamento Complexo. Morin.

Resumen

Neste texto, empenhamo-nos em unir o que está disjunto, de forma que a educação ambiental não seja reduzida à sua aberração máxima de mostrar às crianças que um grão de feijão brota em um algodão umedecido, mas que sua filosofia e prática devem compreender o próprio ambiente, ou seja, o conjunto e as relações que estabelecem os seres vivos e todos os componentes biofísicos e químicos. Há práticas que possibilitam este ser e fazer complexo, principalmente a partir daquilo
que Reigota chama de agir local para prosperidade global. Aqui as práticas são apresentadas e debatidas, não pretendendo tornar-se dogma, mas somente um ponto de partida para futuros diálogos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivan Fortunato, IFSP - Itapetininga

IFSP Itapetininga. Doutor em Geografia pela UNESP Rio Claro.

Izabel Petraglia, -

Doutora em Educação pela USP

Citas

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5ª. ed. 10ª. impressão. São Paulo: Scipione, Coleção Pensamento e Ação no Magistério, 2004.

BACH, R. A história de Fernão Capelo Gaivota. Trad. Antônio Ramos Rosa e Madalena Rosález. 88ª. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988.

BATESON, G. Steps to an ecology of mind. New Jersey: Jason Aronson Inc., 1987.

BRASIL. Lei nº. 11.936, de 14 de maio de 2009. Proíbe a fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso de diclorodifeniltricloretano (DDT) e dá outras providências. Brasil: senado federal, 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11936.htm>, acesso em 20 de março de 2011.

BECK, U. La sociedade del riesgo: hacia una nueva modernidad. Trad. Jorge Navarro; Daniel. Jiménez; Maria Rosa Borras. Barcelona: Paidós Ibérica, 1998.

BUBER, M. Eu e Tu. Trad. Newton Aquiles Von Zuben. 8ª ed. São Paulo: Centauro: 2001.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.

______. Conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo, SP: Editora Cultrix, 2002.

______. O tao da física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. Trad. Jose Fernandes Dias. 9ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1993a.

______. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Trad. Álvaro Cabral. 9ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1993b.

CARSON, R. Primavera silenciosa. Trad. Claudia Sant'Anna Martins. São Paulo: Gaia, 2010.

FORTUNATO, I. Mea culpa ambiental: ensaio sobre fazer minha parte. 2011a. [Mimeo]

______. Civilização em crise: grotesco e histeria devoram o jornalismo. E-COM, Belo Horizonte, v. 5, p. 124-138, 2009. Disponível em:

http://revistas.unibh.br/ecom/include/getdoc.php?id=241&article=107&mode=pdf>. Acesso em: 10 out.2010.

______.; CATUNDA, M. B. As 3 ecologias na sala de aula. Horizontes (EDUSF), Itatiba, 2010. No Prelo.

______.; ______. Narrativas para ecologia do cotidiano escolar: som gerador e música geratriz. RECE:Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 8, nº. 1 2009. Disponível em:<http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/683>. Acesso em: 10 abr. 2011.

FORTUNATO NETO, J.; FORTUNATO, I. Sustentabilidade e meio ambiente sob a ótica da educomunicação ambiental. Revista da FA7, Fortaleza, v. 8, nº. 1, 2010. [no prelo]

______.; ______. Dicionário ambiental básico: um projeto para a educação ambiental. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 30, 2009. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=794&class=02>. Acesso em: 10 abr. 2011.

FREINET, C. O método natural I: a aprendizagem da língua. Lisboa: Editorial Estampa Lda, 1977.

______. As técnicas de Freinet da Escola Moderna. Trad. Silva Letra. 4ª. ed. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1975.

GÓMEZ-HERAS, J. M. G. El problema de una ética del médio ambiente. In: ______. (ed.). Ética del médio ambiente: problemas, perspectivas, historia. Madri: Editorial Tecnos S. A., 1997, p. 17-90.

GUATTARI, F. As três ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. 11ª. ed. São Paulo: Editora 34, 2001.

GUIMARÃES, S. T. L. Nas trilhas da qualidade: algumas idéias, visões e conceitos sobre qualidade ambiental e de vida... Geosul, Florianópolis, v. 20, nº. 40, p 7-26, jul./dez. 2005.

______. Trilhas Interpretativas e Vivências na Natureza: reconhecendo e reencontrando nossos elos com a paisagem, s.d. Disponível em ,acesso em março de 2011.

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

FORTUNATO, I.; PETRAGLIA, I. Epistemologia e práticas em educação ambiental: uma aproximação pelo pensamento complexo. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 3, p. 164–177, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/794. Acesso em: 23 nov. 2024.