Epistemologia e práticas em educação ambiental
uma aproximação pelo pensamento complexo
Palabras clave:
Educação Ambiental. Pensamento Complexo. Morin.Resumen
Neste texto, empenhamo-nos em unir o que está disjunto, de forma que a educação ambiental não seja reduzida à sua aberração máxima de mostrar às crianças que um grão de feijão brota em um algodão umedecido, mas que sua filosofia e prática devem compreender o próprio ambiente, ou seja, o conjunto e as relações que estabelecem os seres vivos e todos os componentes biofísicos e químicos. Há práticas que possibilitam este ser e fazer complexo, principalmente a partir daquilo
que Reigota chama de agir local para prosperidade global. Aqui as práticas são apresentadas e debatidas, não pretendendo tornar-se dogma, mas somente um ponto de partida para futuros diálogos.
Descargas
Citas
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5ª. ed. 10ª. impressão. São Paulo: Scipione, Coleção Pensamento e Ação no Magistério, 2004.
BACH, R. A história de Fernão Capelo Gaivota. Trad. Antônio Ramos Rosa e Madalena Rosález. 88ª. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988.
BATESON, G. Steps to an ecology of mind. New Jersey: Jason Aronson Inc., 1987.
BRASIL. Lei nº. 11.936, de 14 de maio de 2009. Proíbe a fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso de diclorodifeniltricloretano (DDT) e dá outras providências. Brasil: senado federal, 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11936.htm>, acesso em 20 de março de 2011.
BECK, U. La sociedade del riesgo: hacia una nueva modernidad. Trad. Jorge Navarro; Daniel. Jiménez; Maria Rosa Borras. Barcelona: Paidós Ibérica, 1998.
BUBER, M. Eu e Tu. Trad. Newton Aquiles Von Zuben. 8ª ed. São Paulo: Centauro: 2001.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.
______. Conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo, SP: Editora Cultrix, 2002.
______. O tao da física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. Trad. Jose Fernandes Dias. 9ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1993a.
______. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Trad. Álvaro Cabral. 9ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1993b.
CARSON, R. Primavera silenciosa. Trad. Claudia Sant'Anna Martins. São Paulo: Gaia, 2010.
FORTUNATO, I. Mea culpa ambiental: ensaio sobre fazer minha parte. 2011a. [Mimeo]
______. Civilização em crise: grotesco e histeria devoram o jornalismo. E-COM, Belo Horizonte, v. 5, p. 124-138, 2009. Disponível em:
http://revistas.unibh.br/ecom/include/getdoc.php?id=241&article=107&mode=pdf>. Acesso em: 10 out.2010.
______.; CATUNDA, M. B. As 3 ecologias na sala de aula. Horizontes (EDUSF), Itatiba, 2010. No Prelo.
______.; ______. Narrativas para ecologia do cotidiano escolar: som gerador e música geratriz. RECE:Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 8, nº. 1 2009. Disponível em:<http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/683>. Acesso em: 10 abr. 2011.
FORTUNATO NETO, J.; FORTUNATO, I. Sustentabilidade e meio ambiente sob a ótica da educomunicação ambiental. Revista da FA7, Fortaleza, v. 8, nº. 1, 2010. [no prelo]
______.; ______. Dicionário ambiental básico: um projeto para a educação ambiental. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 30, 2009. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=794&class=02>. Acesso em: 10 abr. 2011.
FREINET, C. O método natural I: a aprendizagem da língua. Lisboa: Editorial Estampa Lda, 1977.
______. As técnicas de Freinet da Escola Moderna. Trad. Silva Letra. 4ª. ed. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1975.
GÓMEZ-HERAS, J. M. G. El problema de una ética del médio ambiente. In: ______. (ed.). Ética del médio ambiente: problemas, perspectivas, historia. Madri: Editorial Tecnos S. A., 1997, p. 17-90.
GUATTARI, F. As três ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. 11ª. ed. São Paulo: Editora 34, 2001.
GUIMARÃES, S. T. L. Nas trilhas da qualidade: algumas idéias, visões e conceitos sobre qualidade ambiental e de vida... Geosul, Florianópolis, v. 20, nº. 40, p 7-26, jul./dez. 2005.
______. Trilhas Interpretativas e Vivências na Natureza: reconhecendo e reencontrando nossos elos com a paisagem, s.d. Disponível em ,acesso em março de 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.