Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia
Keywords:
docência., pedagogia, Diretrizes curriculares nacionaisAbstract
Resumo
Downloads
References
ANFOPE et alli. Documento das entidades sobre a Resolução do CNE. ANFOPE, FORUMDIR, ANPAE, ANPEd, CEDES, Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia. Brasília, abril de 2005b. Disponível em: www.lite.fae.unicamp.br/anfope. Acesso em: 10.10.2005.
ANFOPE et alli. Considerações das entidades nacionais de educação – ANPEd, CEDES, ANFOPE E FORUMDIR – sobre a proposta de resolução do CNE que institui diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 14 de abril de 2005. 2005a. Mimeo.
ANFOPE et alli. A definição das diretrizes para o curso de Pedagogia. (Documento enviado ao Conselho Nacional de Educação visando a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia, em 10.09.2004). 2004. Disponível em:
http://www.anped.org.br/memoria/2004/200904PosicaoDiretrizesCursosPedagogia.doc. Acesso em: 01/05/07.
ANFOPE. Proposta da ANFOPE para a minuta de resolução sobre diretrizes da Pedagogia. Campinas, 2005c. Mimeo.
ANFOPE. I – 1998 – 15 anos de movimento. A trajetória da ANFOPE. 1998. Disponível: http://www.lite.fae.unicamp.br/grupos/formac/docanfope/cap1.html#princ. Acesso em: 09/04/07
BRASIL. Decreto Federal de Regulamentação do art. 3º do Decreto n°. 19851, de 11 de abril de 1931. Decretos Federais e Estaduais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1931.
BRASIL. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/noticia/DOU 30.01.2009
pag 1.pdf. Acesso em: 18.05.2009.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer (versão 18). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Setembro de 2005b. Mimeo.
BRASIL. CFE. Parecer n. 252/69. Documenta, n. 100, p.101-117, 1969.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Projeto de Minuta de Resolução. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, março de 2005. Brasília: CNE, 2005a.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Parecer CNE/CP n. 5/2005. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Encaminhado para homologação do MEC. 13 de dezembro de 2005. Brasília: CNE, 2005c.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Parecer CNE/CP n 3/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, homologado pelo MEC em 21 de fevereiro de 2006. Brasília: CNE, 2006a.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE, 2006b.
BRASIL. Decreto-lei n. 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. 1939.
BRASIL. Lei Federal n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: MEC, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 21/06/2006.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: MEC, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/Leis/L5540.htm. Acesso em: 21/06/2006.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf. Acesso em: 17/07/2003.
BRZEZINSKI, Iria. Perplexidades na formação de profissionais de Educação frente à LDB 9.394/96: a (re)significação da formação do pedagogo. In: 20ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu/MG, 1997.
CAMPOS, R. F. O cenário da formação de professores no Brasil. In: XII Encontro Nacional da Associação Nacional para a Formação dos Profissionais da Educação, 2004, Brasília. www.lite.fae.unicamp.br/anfope, 2004. p. 1-45.
CONARCFE (Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador). V Encontro Nacional. Documento Final. Belo Horizonte, julho de 1990. Disponível em: http://www.lite.fae.unicamp.br/grupos/formac/comiss%E3o nacionalde reformula%E7%E3.htm. Acesso em: 20/11/06.
DURHAM, Eunice. Fábrica de maus professores. Revista Veja, 26/11/2008. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo404816.shtml.
EVANGELISTA, Olinda. A formação universitária do professor. O Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (1934–1938). Florianópolis: NUP/CED/UFSC/ Editora Cidade Futura, 2002.
EVANGELISTA, Olinda. Curso de pedagogia: propostas em disputa. Exposição realizada no 1º Encontro Catarinense de Estudantes de Pedagogia. Mesa-Redonda com Helena de Freitas (ANFOPE) e Beatriz Luce (CNE). 29.10.2005/UFSC, 2005. Mimeo.
FORUMDIR. Projeto de Resolução. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Pedagogia. 2005b. Mimeo.
FORUMDIR. Proposta reformulada pelo FORUMDIR, a partir de seu Fórum Nacional realizado em Maceió, sobre a Minuta do Projeto de Resolução do CNE. 2005c. Mimeo.
FORUMDIR. Considerações do FORUMDIR sobre a proposta do Conselho Nacional de Educação de resolução que institui diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia. 2005a. Mimeo.
GURGEL, Thais. Ao mesmo tempo, tão perto e tão longe. Revista Nova Escola, nº. 216, 10/2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacaoinicial/ao-mesmo-tempo-tao-perto-tao-longe-423173.shtml. Acesso em: 18.05.2009.
LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, J. C. As diretrizes curriculares da pedagogia – campo epistemológico e exercício profissional do pedagogo. 2005a. Mimeo.
LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v.27, n.96, out. 2006. p. 843-876.
LIBÂNEO, J. C. Entrevista. Goiânia, 2005b. Mimeo.
LIBÂNEO, J. C. O debate sobre o estudo científico da educação: ciência pedagógica ou ciências da educação? 2005c. Mimeo.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação. In: Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 11-58.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
MANIFESTO de educadores brasileiros sobre diretrizes curriculares nacionais para os cursos de pedagogia. Setembro de 2005. Disponível em: http://www3.fe.usp.be/manifestocne/manif cne1.asp. Acesso em: 10.10.2005.
OEI. XIII Conferencia Iberoamericana de Educación. Plan de Cooperación. Renovación de ideas y formulación de estrategias tendientes al fortalecimiento de políticas de formación docente. Bolívia, setembro de 2003. Disponível em: www.oei.es. Acesso em: 20.5.2005.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores. Unidade teoria e prática? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
SAVIANI, D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. 2004. Disponível em:
http://www.ced.ufsc.br/nova/Textos/saviani%20pedagogia%202004.pdf. Acesso em: 23.07.2008.
SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Caderno de Pesquisa. SP: Fundação Carlos Chagas; Autores Associados, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan/abr. 2007.
SCHEIBE, Leda; AGUIAR, Márcia Ângela. Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, no. 68, p. 17, dez, 1999.
SHIROMA, Eneida O.; MORAES, Maria C. M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 – (Coleção o que você precisa saber sobre ...)
UNESCO. Primera reunión intergubernamental del proyecto regional de educación para América Latina e Caribe. Proyecto regional de educación para América Latina e Caribe. Cuba, novembro de 2002. Disponível em: www.unesco.cl/medios/biblioteca/documentos/prelac proyecto regional educacion esp.pdf. Acesso em: 20.5.2005.
UNESCO-OREALC. Oficina Regional de Educación Para América Latina y el Caribe. Kipus, Red Docente de América Latina y el Caribe. Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Tensiones en la formación docente. Santiago; Colômbia, 2005.
WARDE, M. J. A estrutura universitária e a formação de professores. Perspectiva, ano 11, nº 20, ago./dez. 1993. p. 127-148.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.