High School teacher education throughout the 20th century Portugal: procedures and discussions
processos e debates
Keywords:
Teaching profession. Teacher education. Pedagogical culture. Pedagogical practice.Abstract
How was the education of high school teachers in key-moments of the 20th century? What were the main
changes brought about by these different epochs?
Downloads
References
BANDEIRA, F. João José da Conceição Camoesas. in NÓVOA, A. (direção). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, 2003, pp. 237-241
CORDEIRO, A. F.; MARQUES, C.; LOPES, D.; MARQUES, F.. José Maria de Queirós Veloso. in NÓVOA, A. (direção). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, 2003, pp. 1425-1427
Educação: boletim do Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa. Lisboa: Ministério da Educação Nacional. Vol. 3, nº 8, junho 1971.
Educação: boletim do gabinete de estudos e planeamento da acção educativa. Lisboa: Ministério da Educação Nacional, Vol. 1, nº 1, outubro 1969.
Ensino Preparatório – História e Geografia, 1974-1975. Lisboa: Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Estado da Orientação Pedagógica, P/1, 1974
Estágios pedagógicos: boletim da comissão orientadora de estágios pedagógicos. [Lisboa]: Ministério da Educação Nacional, nº 1, 1971-1972.
Estatuto do ciclo preparatório do ensino secundário. Lisboa: Imprensa Nacional, 1969.
ESTRELA, M. T. L. C. C. A cidade de Lisboa, tema de história local a aplicar aos programas do liceu (Lisboa pombalina). in Conferências Pedagógicas – 1968-1969, Volume II (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1969.
FERNANDES, M. M. M. B. R. Trabalho de didáctica geral (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1973.
FERNANDES, R. História das inovações educativas (1875-1936). in NÓVOA, A. & RUIZ BERRIO, J. (Eds.). A História da Educação em Espanha e Portugal – investigações e actividades. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1993, pp. 157-170.
FERRÃO, A. (relator). 2ª secção, Higiene escolar – surmenage escolar. in Terceiro Congresso Pedagógico – Abril de 1912. Lisboa: Liga Nacional de Instrução/Imprensa Nacional, 1913a, pp. 39-130.
FERRÃO, A. Cursos de férias. Cursos de aperfeiçoamento para os professores primários. in Terceiro Congresso Pedagógico – Abril de 1912. Lisboa: Liga Nacional de Instrução/Imprensa Nacional, 1913b, pp. 281-284.
GILOT, F. R. S. Ensaio crítico pedagógico. Professor estagiário do 4º grupo. in Trabalhos de estágio dos 2º, 3º e 4º grupos – 1938-1962 (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1946.
HENRIQUES, R. P. Escola Nova. in ROLLO, M. F. (coordenação), Dicionário de História da I República e do Republicanismo, Volume I: A-E. Lisboa: Assembleia da República, 2013, pp. 1217-1221.
HENRIQUES, R. P. Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2010.
LIMA, A. O recrutamento de professores. in Revista de Educação Geral e Técnica, III (4), abril 1915, pp. 358-366
MAGALHÃES, J. A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. in MATOS, S. C. & Ó, J. R. do (coordenação), A Universidade de Lisboa nos séculos XIX e XX, Vol. II. Lisboa: Tinta-da-China, 2013, pp.1087-1105.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf (acesso em janeiro de 2017)
NÓVOA, A. (direção). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, 2003.
NÓVOA, A. Ensino Liceal. in ROSAS, F. & BRITO, J. M. B. (direção), Dicionário de História do Estado Novo. s.l. [Lisboa]: Círculo de Leitores, Volume I, 1996, pp. 301-303.
PINTASSILGO, J. (Org.). O 25 de Abril e a educação. Discursos, Práticas e Memórias Docentes. Lisboa: Edições Colibri, 2014.
PINTASSILGO, J.; MOGARRO, M. J. & HENRIQUES, R. P. A formação de professores em Portugal. Lisboa: Edições Colibri, 2010.
PINTO, F. P. L. Discursos proferidos pelo Prof. Eng. Dr. Francisco de Paula Leite Pinto como Ministro da Educação Nacional de Julho de 1956 a Maio de 1961. Lisboa: s.ed. [Dactilografado e Ciclostilado nos Serviços da Comissão de Estudos da Energia Nuclear do Instituto de Alta Cultura], Vol. II, 1961.
POPKEWITZ, T.S. Sociología política de las reformas educativas – el poder/saber en la enseñanza, la formación del profesorado y la investigación. Madrid: Ediciones Morata, 1997 [1994, 1ª ed.].
SANTOS, M. Z. B. Ensaio crítico: As lutas liberais. Da contra-revolução à Convenção de ÉvoraMonte. 4º grupo. in Trabalhos de estágio dos 2º, 3º e 4º grupos – 1938-1962. (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1948.
TEODORO, A. As políticas de educação em discurso directo (1955-1995). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.
TEODORO, A. A construção política da educação. Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento, 2001
VELOSO, J. M. Q. A formação profissional dos professores liceais (II). in: Labor. Revista bimestral de educação e ensino e extensão cultural, Ano II, nº 7, maio 1927, pp. 145-157.
ZAMITH, F. L. M. Sugestões para a resolução dum problema gravíssimo. Labor – Revista de ensino liceal. Ano XXVI, nº 209 (3ª série), fevereiro 1962, pp. 383-386.
ZAMITH, F. L. M. Um alvitre. In Labor – revista de ensino liceal. Ano XXIII (3ª série), nº 180, dezembro 1958, pp. 194-196.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.