Ensino de programação linear

implemento das realidades acadêmicas e profissionais

Autores/as

  • Denise Helena Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Júlio César Penereiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

Problemas do cotidiano. Conteúdos matemáticos. Modelagem matemática.

Resumen

Este trabalho busca mostrar que ambientes pedagógicos centrados em temas cotidianos ou profissionais,
geralmente do interesse dos estudantes e apoiados pela tecnologia, contribuem favoravelmente para minimizar o
sentimento de irrelevância dos conteúdos matemáticos, comum entre os estudantes. Os problemas propostos foram
baseados em trabalhos na disciplina Programação Linear de um curso de Sistemas de Informação no qual muitos
estudantes exercem atividades profissionais, dificultando a dedicação aos estudos. Por meio da experiência
realizada, foi possível observar que o uso de temas do cotidiano ou profissionais contribuem para minimizar o
sentimento de irrelevância da disciplina e, adicionalmente, os estudantes tornaram-se mais críticos e envolvidos
com as informações recebidas.

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Biografía del autor/a

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação Matemática (UNESP). Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Júlio César Penereiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Astrofisica (USP). Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.

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Publicado

2022-07-27

Cómo citar

FERREIRA, D. H. L.; PENEREIRO, J. C. Ensino de programação linear: implemento das realidades acadêmicas e profissionais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 45–58, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/678. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

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