Passado e presente na formação de professores

por entre perspectivas históricas, legais e políticas

Autores

  • Ana Maria Iorio Dias Universidade Federal do Ceará
  • Carmensita Matos Braga Passos Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educação Superior. Licenciaturas. Educação Básica.

Resumo

Neste texto apresentamos uma discussão sobre a formação de professores no Brasil, envolvendo tanto os atuam da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental (egressos de cursos de Pedagogia), como os que atuam do 6º ao 9º e no Ensino Médio (oriundos das demais licenciaturas). Iniciamos situando perspectivas históricas para chegarmos ao momento atual, destacando aspectos que, ao nosso ver, desafiam e problematizam a formação e o exercício da docência. Em seguida, fazemos uma análise de documentos legais que normatizam a formação de professores, evidenciando pontos de avanço e entraves que permanecem. Concluímos apresentando algumas apostas, ou sustentações, na direção de uma formação docente de qualidade.

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Biografia do Autor

Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carmensita Matos Braga Passos, Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora institucional do PIBID na UFC.

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Publicado

2016-03-23

Como Citar

DIAS, A. M. I.; PASSOS, C. M. B. Passado e presente na formação de professores: por entre perspectivas históricas, legais e políticas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 85–108, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1834. Acesso em: 1 set. 2024.

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