A formação de professores do ensino secundário ao longo do século XX em Portugal

processos e debates

Autores

  • Raquel Pereira Henriques Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Profissão docente. Formação de professores. Cultura pedagógica. Prática pedagógica.

Resumo

Como é que a formação de professores do ensino secundário/liceal/médio se processou, em Portugal, em alguns momentos-chave do século XX? Quais foram as principais alterações e como foram debatidas? Tentar-se-á apresentar uma súmula organizada diacronicamente dando voz, sempre que possível, aos próprios educadores. Na impossibilidade de abordar diferentes processos de formação, optouse por especificar algumas etapas mais relevantes da formação inicial dos professores para o ensino secundário em três momentos políticos distintos da História Contemporânea de Portugal, ou seja,
durante a Primeira República (1910-1926), na Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1974) e, por fim, após o 25 de Abril de 1974 e na atualidade. No longo período de 1926 a 1974 serão sobretudo analisados os anos de consolidação do regime ditatorial e, também, a partir da década de 1960, por corresponderem a fases em que se verificaram alterações muito significativas na educação e nos processos de formação. Ao longo de um século a formação de professores acabou por revelar oscilações, algumas permanências e recuperações cíclicas. No entanto, nunca a certificação escolar dos docentes foi descurada, apesar de todas as alterações verificadas – ela permite integrá-los como funcionários públicos, regula oficialmente o seu trabalho e legitima-o, habilita-os para poderem exercer um papel transformador das novas gerações.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Henriques, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), investigadora do Instituto de História Contemporânea (IHC).

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

HENRIQUES, R. P. A formação de professores do ensino secundário ao longo do século XX em Portugal: processos e debates. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 3, p. 7–28, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/740. Acesso em: 22 nov. 2024.

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