Desafios do programa PARFOR

a construção de sentidos na formação em pedagogia

Autores

  • Rosana Aparecida Ferreira Pontes
  • Marly Saba Moreira
  • Cláudia Renata dos Santos Barros Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Programa PARFOR. Projetos temáticos integradores.

Resumo

Trata-se de pesquisa em um curso de Pedagogia conveniado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Programa PARFOR). Diante da necessidade de oferecer formação inicial para sujeitos que já possuíam saberes da experiência docente, adotou-se a metodologia de projetos temáticos integradores, na perspectiva interdisciplinar. No intuito de compreender como os projetos proporcionaram construção de sentidos durante a formação, este texto discute o cenário brasileiro das transformações dos cursos de Pedagogia desde os anos 1990; apresenta os procedimentos metodológicos; conclui refletindo que foi preciso superar a concepção curricular rígida, a fim de integrar teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Ferreira Pontes

Mestre e Doutoranda em Educação. Universidade Católica de Santos. 

Marly Saba Moreira

Mestre em Educação. Universidade Católica de Santos. 

Cláudia Renata dos Santos Barros, Universidade Católica de Santos

Doutora em Saúde Pública. Universidade Católica de Santos.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1582-2010

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 30 nov., 2018.

_______. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2007-2010/2009/Decreto/D6755.htm. Acesso em: 15 ago., 2018.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, 2007, v. 37, n. 130, p. 63-97.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

______. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2008.

HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LIBÂNEO, J. C. A pedagogia em questão: entrevista com José Carlos Libâneo. Olhar de Professor, 2007, v. 10, n. 1, p. 11-33.

PIMENTA, S. G. (coord.) et al. A formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. Relatório Técnico de Pesquisa. Processo n. 472184/2014-8. São Paulo, SP: USP, 2017.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

PONTES, R. A. F.; MOREIRA, M. S.; BARROS, C. R. dos S. Desafios do programa PARFOR: a construção de sentidos na formação em pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 113–130, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/171. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)