Formação de professores

condições e problemas

Autores/as

  • Bernardete A. Gatti undação Carlos Chagas (FCC)

Palabras clave:

Professor. Identidade. Trabalho. Carreira.

Resumen

Preocupações com a melhor qualificação da formação de professores e com suas condições de
exercício profissional não são recentes. Porém, hoje, avolumam-se essas preocupações ante o
quadro agudo de desigualdades sócioculturais que vivemos e ante os desafios que o futuro próximo
parece nos colocar. A formação de quem vai formar torna-se central nos processos educativos
formais – os professores - na direção da preservação de uma civilização que contenha
possibilidades melhores de vida e co-participação de todos. Por isso, compreender e discutir a
formação, as condições de trabalho e carreira dos professores, e, em decorrência sua configuração
identitária profissional, se torna importante para a compreensão e discussão da qualidade
educacional de um país, ou de uma região. Essa é a essência deste artig

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bernardete A. Gatti, undação Carlos Chagas (FCC)

Doutora em Psicologia e coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Citas

BORGES, C. M. F. e TARDIF, M. Apresentação. In: Dossiê: os saberes docentes e sua formação. Educação e sociedade, Campinas, nº 74, abril 2001.

GATTI, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, v.13, n. 37, p.57 – 70.

GATTI, B.A. et allii. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Relatório de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas/Fundação Vitor Civita, São Paulo, 2008, vol.1 e2 (impresso e disponível site: www.fcc.org.br)

PERRENOUD, P. Dez novas competências para uma nova profissão. Pátio: Revista Pedagógica, v.5, n.17, p.8-12, maio/jul. 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, nº 13, jan/abr. 2000.

TARDIF, M. e LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TARDIF, M., LESSARD, C. e GAUTHIER, C. Formação dos professores e contextos sociais. Porto, Portugal: Rés Editora, 2001.

Publicado

2022-08-22

Cómo citar

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161–171, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/716. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARQUEOLOGIA DO SABER

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.