Cartas portuguesas de Jeronimo Osorio

uma análise sob olhar da história da educação

Autores

  • Camila Gomes de Oliveira
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • João Gabriel Yaegashi

Palavras-chave:

Jerónimo Osório. Intelectual. História da Educação Medieval. Política.

Resumo

Este estudo é uma reflexão acerca da concepção de governante apresentada pelo intelectual português do século XVI, Jerônimo Osório (1506-1580). Nossa fonte principal é um conjunto de suas cartas compiladas sob o título de Cartas Portuguesas. Essas missivas apresentam uma série de conselhos ao rei, além de relatos de como se encontrava a situação política e econômica do reino português. A análise da fonte inspirou-se em dois intelectuais que escreveram conselhos aos seus governantes: João Quidort (1255-1306), Sobre o poder régio e papal e Egídio Romano (1247-1316), Sobre o Poder eclesiástico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Gomes de Oliveira

Graduanda em Pedagogia. Universidade Estadual e Maringá

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Profª. Titular do Depart. de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação/UEM-PR. Bolsista de Produtividade 1C/CNPq. 

João Gabriel Yaegashi

Mestrando em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Especialista em Direito do Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, UEM.

Referências

BLOCH, M. L. B. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Trad. André Talles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CAMÕES, Luís de, 1524?-1580. Luís Vaz de Camões/ seleção de textos, estudos biográfico, histórico e crítico e exercícios por Nádia Battella Gotlib. - São Paulo: Abril Educação, 1980. (Literatura Comentada)

COSTA, C. J., & Regina, A. B. Educação e direito na sociedade portuguesa do século xvi. Revista HISTEDBR On-line, 2010, p.24-35.

COULANGES. F. A cidade antiga. São Paulo: Martin Claret, 2002.

HUME, David. História da Inglaterra: Da invasão de Júlio César à Revolução de 1688. 2ª Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

LE GOOF, Jacques. História e Memória. Campinas – São Paulo: UNICAMP, 1990.

OLIVEIRA, Terezinha. Poder e Escolástica no Ocidente Medieval. Revista Dimensões, v. 25, 2010, p. 266-285. ISSN: 1517-2120.

OLIVEIRA, Terezinha. Relações entre um intelectual e um governante no século XVI: o exemplo de Hieronymo Osório. Internationl Studies on Law and Education, v. 200, p. 121-130, 2013.

OSÓRIO, Jerónimo; Silva, J. V. A. Cartas Portuguesas. Paris: P. N. Rougeron: 1819. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=vu1AAQAAMAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

PLATÃO. A República. São Paulo: Edipro, 2000.

QUIDORT, J. Sobre o Poder Régio e Papal. In: Luis A. de Boni: Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.

RIBEIRO, Ângelo. História de Portugal: Da Índia ao Brasil. vol. 4. Breve história, 2014.

ROMANO, Egídio. Sobre o Poder Eclesiástico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.

RUBIM, Sandra Regina. Quidort e a sua contribuição na cisão entre os poderes laico e clerical. In: OLIVEIRA, Terezinha; RIBEIRO, Elizabete Custódio da Silva. Pesquisa em Antiguidade e Idade Média, vol. III. Maringá PR: Eduem, 2009. P. 363-371

RUBIM, Sandra Regina Franchi. Educação, História e Imagens de D. Sebastião: a construção de um ideal laico e cristão. 2016. 255 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, 2016 Disponível em:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/tese_sandra_regina_franchi_rubim.pdf acesso: 22/07/2020

SOUSA, Manuel. Reis e Rainhas de Portugal. Sporpress, Mem-Martins, 2000.

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. Pedagogia e política nos Tratados de Nobreza Civil e Cristã de Jerônimo Osório da Fonseca. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 28, n. 1, 2006, p. 73-79.

Downloads

Publicado

2021-01-17

Como Citar

OLIVEIRA, C. G. de; OLIVEIRA, T.; YAEGASHI, J. G. Cartas portuguesas de Jeronimo Osorio: uma análise sob olhar da história da educação. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021004, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/327. Acesso em: 21 nov. 2024.