Um Diálogo sobre métodos de análise em pesquisa qualitativa
a análise textual discursiva em questão
Palavras-chave:
Metodologia, Métodos de Análise, Análise Textual DiscursivaResumo
O presente estudo discute os principais métodos de análise em pesquisas qualitativas (Análise de Conteúdo, Análise do Discurso, Análise de Prosa Enredada e Análise Textual Discursiva), tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre esses métodos e, mais especificamente, aprofundar os elementos teórico-metodológico da Análise Textual Discursiva (ATD), método emergente no campo científico e que apresenta pressupostos com possibilidades de utilização em pesquisas no campo da educação. Após apresentação dos fundamentos teóricos e dos procedimentos da ATD em uma tese de doutoramento, evidenciou-se sua eficácia e adequação em análise de dados produzidos a partir de narrativas de professores.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Μarli Eliza Dalmazo Adonso de. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v.45, p.66-71, maio 1983. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1491.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto contexto - enferm. [online]. 2006, vol.15, n.4, pp.679-684. ISSN 1980-265X. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000400017.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa [online]. 2001, n. 114, pp. 197-223, Epub 01 Ago 2003. ISSN 1980-5314. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009. .
GALIAZZI, M. do Carmo. A emergência da compreensão como fenômeno situado da análise textual discursiva. Curso ministrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 18 e 19 de maio de 2017.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 16 de abril de 2023.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3ª ed. rev. e ampl. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2016.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009
NASCIMENTO, Valdriano Ferreira do; FARIAS, Isabel Maria de Sabino; RAMOS, Evódio Maurício Oliveira. Análise de prosa enredada na pesquisa com os cotidianos: um jeito de ver o currículo e dizer. Revista Teias, v. 20, n. 59, out/dez, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.44952
RAMOS, Evódio Maurício Oliveira. Professores bacharéis da saúde: trajetórias de profissionalidades docentes. Tese (doutorado) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86503> Acesso em: 16 de abril de 2023.
ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. ALEA, Volume 7, n.2, julho – dezembro, 2005, p. 305-322. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2005000200010
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Casos de Ensino em Administração: notas sobre a construção de casos para ensino. RAC, [S.l.], v.11, n.2, p.213-234, abr./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000200012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.