Precarização do trabalho docente
considerações sobre a Educação Especial
Palavras-chave:
Educação Especial. Formação docente. Trabalho. Precarização. Políticas neoliberaisResumo
O presente estudo objetivou discutir a precarização do trabalho docente na área da Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Os resultados revelam que o debate a respeito da precarização do trabalho docente tem sido objeto de ampla discussão na sociedade e nos espaços educacionais, visto que as políticas neoliberais estão em ascensão. Essas políticas fazem o movimento de retirada das responsabilidades do poder público ou a sua diminuição, cabendo à sociedade civil a incumbência de gerenciar o direito à Educação Especial. Concluímos que o trabalho do docente, no campo da Educação Especial, se torna ainda mais precário e desvalorizado, pois com a lógica empresarial, exige-se que este profissional assuma inúmeras funções, sem ter uma formação inicial e continuada adequada e de qualidade.
Downloads
Referências
ALANIZ, Erika Porceli; SÁBIA, Cláudia Pereira de Pádua. Teorias gerais da administração e sua repercussão na gestão da educação. In: NOMA, Amélia Kimiko; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut. (orgs). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: Eduem, 2017. p. 125-144.
AMORIM, Evelyn Vieira; MALANCHEN, Julia. A educação a distância e a precarização da formação do professor: um desafio a superar. Cadernos do GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 5, n. 1, 2021.
ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.
BEHRING, Eliane Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.
CANCIAN, Queli Ghilardi et al. Precarização e intensificação do trabalho docente. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n.2, p. 148-164, 2022.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FIGUEIREDO, Séfora Lima de; SILVA, Edil Ferreira da. Desafios do Fazer Docente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 42, e230191, p. 1-14, 2022.
FRANÇA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Financiamento da Educação Especial no Município de Vitória: Desafios à gestão. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 279-296, set./out. 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez. 2018.
MARTINS, Silvia Maria. O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com alunos da educação especial. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. O capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MOREIRA, Jani Alves da Silva. Pressupostos históricos e políticos do financiamento da educação básica no Brasil. In: Jani Alves da Silva Moreira. Políticas de financiamento e gestão da educação básica (1990-2010): os casos Brasil. Maringá: EDUEM, 2015, p. 47-75.
MOURA, Lívia Romero de; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Do docente efetivo ao docente uberizado: a precarização contratual do professor no Brasil. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 67-85, set./dez. 2021.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. O capitalismo contemporâneo. In: José Paulo Netto. Marcelo Braz. Economia Política: uma introdução crítica. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 211-241.
OLIVEIRA, Walas Leonardo de; RIBEIRO, Luís Antônio. Reflexões sobre a precarização do trabalho docente na América Latina. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 29–47, 2022.
PERONI, Vera Maria Vidal. Relação público-privada: o papel da educação na construção de um projeto societário democrático. In: PERONI, Vera Maria Vidal; ROSSI, Alexandre José; LIMA, Paula Valim de. Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina. São Paulo: Livraria da Física, p. 19-35, 2021.
PIOVEZAN, Patrícia Regina.; DAL RI, Neusa Maria. A precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: vinte anos de reformas. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 178-197, 2016.
PIOVEZAN, Patrícia Regina; DAL RI, Neusa Maria. Flexibilização e intensificação do trabalho docente no Brasil e em Portugal. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, p. 1-21, 2019.
PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Novoneoliberalismo: arquitetônica estatal no capitalismo do século XX. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, Vol. 27, nº 1, jan.abr., p. 35-65, 2021.
SILVA, Regisnei Aparecido Oliveira; GUILLO, Lídia Andreu. Trabalho docente e saúde: um estudo com professores da educação básica do sudoeste goiano. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 11, n. 2, p. 1-17, 2015.
SOUZA, Sharmilla Tassiana de et al. Relação público-privado na Educação Especial: o terceiro setor no atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Global Dialogue, Madri, v. 6, n. 2, p. 123-137, 2023.
SOUZA, Thaís Godoi de; MOREIRA, Jani Alves da Silva; VOLSI, Maria Eunice França Volsi. Relação público-privado nas políticas educacionais do Brasil: do Império ao século XXI. In: SOUZA, Thaís Godoi de; MOREIRA, Jani Alves da Silva; VOLSI, Maria Eunice França. Políticas educacionais, gestão e financiamento da educação: trajetórias, pesquisas e estudos. Curitiba: CRV, 2023. p. 37-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.