Formação, observação e práticas refletidas

autorretrato da prática profissional de seis futuros professores

Autores/as

  • Elza Mesquita Instituto Politécnico de Bragança
  • Joaquim Machado Universidade Católica Portuguesa

Palabras clave:

Formação inicial. Prática profissional. Reflexividade. Competências profissionais.

Resumen

A reflexão na e sobre a praxis influencia a consciencialização da complexidade do ato de ensinar, pressupõe questionamento, análise e transformação e conduz a mais e melhor aprendizagem e, por conseguinte, a enriquecimento profissional. Usando a reflexão antes, durante e após a ação (as distintas fases do ciclo supervisivo), a formação do futuro professor vem a ser mais criteriosa e comprometida com o processo de formação profissional, uma vez que possibilita o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências a partir da identificação e tomada de consciência de fragilidades do eu e do outro e da experienciação de modos de pensar e ser professor. O nosso estudo sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/futuros professores. Este estudo
foca-se no próprio discurso dos participantes com o objetivo de compreender como percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais e, servindo-se das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), procede à análise de conteúdo das suas reflexões sobre três aulas observadas onde transparece um autorretrato da prática profissional. Constatamos um processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de auto-observação dos sujeitos do
estudo.

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Biografía del autor/a

Elza Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Membro colaborador do Centre for Studies in Human Development da Universidade Católica Portuguesa (CEDH) e do Research Centre on Child Studies (CIEC) da Universidade do Minho.

Joaquim Machado, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Educação pela Universidade do Minho Membro colaborador do Centre for Studies in Human
Development da Universidade Católica Portuguesa (CEDH) e do Research Centre on Child Studies (CIEC) da Universidade do Minho.

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Publicado

2016-08-01

Cómo citar

MESQUITA, E.; MACHADO, J. Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 106–133, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1395. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

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